
Foto Assessoria / Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil realizou, na tarde de sexta-feira (26), uma operação de evacuação aeromédica para resgatar um tripulante do navio-tanque VIVIT ARABIA LNG, de bandeira da Libéria, que apresentou um quadro de saúde grave enquanto navegava no Oceano Atlântico.
A embarcação estava a cerca de 418 milhas náuticas (aproximadamente 774 quilômetros) de Recife (PE) quando o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (SALVAMAR NORDESTE) foi acionado. O tripulante, um filipino de 38 anos, sentia fortes dores abdominais desde o dia 23 de junho, durante a travessia entre o Porto de Dharma, na Índia, e o Porto de Calcasieu Pass, nos Estados Unidos.
Após avaliação médica realizada por telemedicina, foi constatada a necessidade de remoção imediata do paciente por meio de uma Evacuação Aeromédica (EVAM). Em seguida, o SALVAMAR NORDESTE orientou o navio a seguir em direção ao litoral pernambucano e acionou o SALVAERO Recife, da Força Aérea Brasileira (FAB).
A missão foi executada por um helicóptero H-36 Caracal da FAB, que realizou o resgate do tripulante por volta das 15h. Após o pouso em terra, uma ambulância, providenciada pela agência marítima responsável pela embarcação no Brasil, encaminhou o paciente para uma unidade hospitalar.
A operação reforça a atuação conjunta da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira no atendimento a emergências médicas em alto-mar, garantindo assistência a embarcações que navegam na área de responsabilidade brasileira de busca e salvamento.

Foto Assessoria / Marinha do Brasil


Deixe um comentário