Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h01 DestaqueMarinha Nenhum comentário

Primeiros colocados embarcarão no Navio-Veleiro “Cisne Branco”.

Duas estudantes do Nordeste venceram o concurso nacional de redação “Operação Cisne Branco 2023”, realizado pela Marinha do Brasil (MB). Entre as 8.212 redações de ensino fundamental e as 7.251 redações de ensino médio participantes, ficaram em primeiro lugar as estudantes Rebeca Virgílio da Silva, categoria Ensino Fundamental – Escola Municipal Cívico-Militar Chico Xavier, em João Pessoa (PB), e Lívia Beatriz Barbosa Zeba, da categoria Ensino Médio –Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal (RN). As vencedoras serão premiadas com um notebook e uma visita ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”.

Com o tema “A importância da Marinha no processo de consolidação da Independência”, a 45ª edição da “Operação Cisne Branco” envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de todas as séries do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Brasil. O concurso de redação tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da mentalidade marítima no contexto da sociedade brasileira, despertando nos jovens, pais e professores o interesse por temas de relevância para a MB.

Navio-Veleiro “Cisne Branco”

O Navio Veleiro Cisne Branco (U 20) é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdam, Holanda, tendo sido entregue no dia 4 de fevereiro de 2000.

Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em Lisboa, Portugal, o navio foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada no dia 9 de março de 2000, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Arlindo Vianna Filho, passando à subordinação do Comando de Operações Navais. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Sadi Cantuária.

Origem do Concurso

O concurso de Redação “Operação Cisne Branco” teve início em 1976, por meio de uma proposta do Serviço de Relações Públicas do Ministério da Marinha. A Presidente da Comissão Municipal de Moral e Civismo da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Teresa de Jesus Pacheco Rodrigues Velho, elaborou o primeiro projeto e participou da organização do concurso até sua 10ª edição.

O projeto foi apresentado aos presidentes da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), durante a 1ª Convenção Nacional dos Amigos da Marinha, realizada em julho de 1979, para que fosse difundido em seus estados. Em 1980, o Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca recomendou a realização do concurso em todos os Distritos Navais, ampliando sua abrangência para todo o território nacional.

Teresa de Jesus Pacheco Rodrigues Velho foi Presidente da Soamar Brasil no período de novembro de 2004 a novembro de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *