Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h07 DestaqueFotografia Nenhum comentário

Sábado 13 de Julho 2019, 9h30 – Presencial e na WebCafé com Foto #01 – Conexão Brasil – Portugal.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O Mercado da Foto, Galeria, Escola,  Estúdio e Serviços, localizado no Mercado de Petrópolis, em Natal, inova mais uma vez e transmite o primeiro Programa Café com Foto ao vivo pela web tv, realizando uma conversa com Sônia Figueiredo e Alexandre Santos, mediada por Henrique José onde estaremos conversando sobre a conexão da fotografia do Brasil, em Portugal.

Convite:

É com muita alegria que o Mercado da Foto, coloca no ar um novo canal de conhecimento, comunicação e interação da fotografia, o programa web tv Café com Foto. Neste primeiro programa, contaremos com os convidados Sônia Figueiredo e Alexandre Santos, mediados por Henrique José e o tema será Conexão Brasil – Portugal, construindo um diálogo entre a fotografia feita dos dois lados do oceano atlântico.
Ainda no Brasil Império, com Pedro II, o nosso primeiro fotógrafo brasileiro, a fotografia dialoga por estes mares entre o Brasil e Portugal… atualmente, com a presença em Natal de Sônia Figueiredo, fotógrafa brasileira que mora em Portugal, resolvemos iniciar nosso programa, apresentando um pouco da fotografia lá e cá, um bate e volta, como as ondas do mar… Venha participar conosco desta conversa sobre fotografia, regada a um bom Café.

Sábado 13 de Julho 2019, 9h30 – Presencial e na Web
Café com Foto #01 – Conexão Brasil – Portugal

Sobre os participantes:

Henrique José, Alexandre Santos e Sônia Figueiredo.

Sonia Figueiredo: brasileira, historiadora da arte, fotógrafa, instrutora e fomentadora cultural na área da fotografia, tem em seu portfólio exposições individuais e coletivas, destaque nas revistas impressas Digital Photographer Brasil, edição no 14/2011, como autora e na Fotografe Melhor, edição 199/2013, como coordenadora e produtora do Movimento Alumiar de Fotografia naquele ano. Atuou em organizações e entidades de fomento à fotografia no Brasil. Graduada em História da Arte e Fotografia pela Universidade Nova de Lisboa, cidade onde reside desde 2015. “Foi a decisão de estudar História da Arte que me levou a viver em Lisboa. Deixei o curso de Ciências Sociais da UFRN e optei por fazer História da Arte na Universidade Nova de Lisboa, para lá fui em setembro de 2015. Não foi uma decisão fácil, mas bastante ponderada e acertada. Os dois primeiros anos da faculdade me envolveram quase que por completo e o processo de adaptação foi longo. O primeiro ano do curso me deu a conhecer a maior galeria de arte urbana a céu aberto da Europa, a qual fica num bairro social de imigrantes africanos nos arredores de Lisboa, o Bairro da Quinta do Mocho, onde há cerca de 150 empenas de edifícios de quatro andares com obras de artistas de vários países. Eu o visitei a primeira vez no início de 2016 e não mais parei de ir lá. Criei, em parceria com um fotógrafo português, o “Projeto Traços” que visava entender, através da fotografia, o potencial transformador da arte urbana num bairro extremamente problemático e perigoso. Este projeto cresceu e já fizemos, entre outras ações, algumas palestras e exposições dentro e fora do bairro. Em 2017 fiz a minha primeira exposição individual em Lisboa, n’A Pequena Galeria, a qual chamei “Do Lugar de Lá”. Mostrei fotografias realizadas no interior do Rio Grande do Norte emolduradas por uma saudade que somente eu conhecia. A seguir, novos convites para exposições e trabalhos de curadoria foram surgindo. Realizei também algumas palestras sobre a trajetória da fotografia brasileira, visando dar a conhecer o significativo trabalho de Hercule Florence. Concluído o curso de História da Arte, vivo novo momento de decisão que gira entre ficar em Lisboa ou voltar para o Brasil. Tudo indica que fico mais um tempo para concluir alguns compromissos já assumidos. O que fazer depois? Ainda não consegui decidir.”
(Sonia Figueiredo)

Alexandre Santos : Fotógrafo, natural de Caraúbas-RN, Bacharel em Comunicação Social Rádio e TV em jornalismo (UFRN). Especialista em Artes Visuais- Cultura e Criação (SENAC). Mestre de Estudos da Mídia- PPGEM/UFRN. Participa há mais de 10 anos do Coletivo Caminhos, comunicação & Cultura onde desenvolve projetos ligados à área de fotografia e audiovisual. Atualmente é conselheiro do setorial de Artes Visuais junto ao CNPC. Autor do livro fotográfico Expressões da Fé, lançado em março de 2015. (Comtemplado em edital da Fundação Capitania das Artes. Prefeitura do Natal).

Henrique José: o Diretor e Apresentador do Programa Café com Foto, é Graduado em Lazer e Qualidade de Vida pelo CEFET/RN (IFRN) e Mestre em Antropologia Social pela UFRN, trabalhou como Repórter Fotográfico em veículos de comunicação e design e arte finalista em Agência de Publicidade. Em 1994, publicou o livro Colagens de Poesia Visual, em 2012 o livro Aos Novos Fotógrafoa Brasileiros e em 2014 Linhagens, ambos de fotografia. É Professor universitário, atuando na UnP de 2007 a 2018, tendo ainda ministrado aulas no SENAC/RN, na FATERN e na UERN. Atuou no terceiro setor como Educador e Coordenador da ONG ZooN (Galeria ZooN de Fotografia), por 20 anos (1997-2017), onde desenvolveu projetos sociais e culturais de difusão da fotografia e do audiovisual como linguagem, expressão artística e processo pedagógico que denominou Educação Lúdica do Olhar, a ZooN Galeria Móvel e o festival Goiamum Audiovisual, entre outros. É sócio do Mercado da Foto uma Galeria, escola e produtora audiovisual desde 2014. Participou e Produziu várias exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas de fotografia e artes visuais nos últimos anos. com destaque para O Ovo de Eva (2006), Mangabeiras (2008), Casa de Caboclo (2015) Linhagens (2016) e Santuário Ecológico de Pipa (2019). Produziu e dirigiu filmes curta-metragem documentários e artísticos, dentre eles, 21 de Março – dez andares de histórias (2008), Memórias de um Mestre Caboclo (2010), Semeando Agroecologia (2010) Conversa de Feira (2013 ) e Mangabeiras (2015).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *