Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Natal é escolhida entre as cidades Top 25 do País que apoiam startups.

A 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, divulgou o Ranking TOP Ecossistemas 2023. Entre as categorias premiadas, uma delas aponta as cidades do Brasil que mais investem em startups e Natal está entre as eleitas. O Top 25 foi revelado durante evento que aconteceu na noite desta quarta-feira (18), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

 

Os investimentos feitos pela capital potiguar para o desenvolvimento de empresas de tecnologia em Natal foram reconhecidos na 8ª edição do ranking que, pela primeira vez, premia cidades brasileiras, líderes em open innovation.

 

“Esse é o resultado de muito trabalho integrado em um ecossistema de inovação composto por diversas instituições que apoiam essa causa, a pauta da inovação, da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo. Juntos a gente faz com que a cidade de Natal esteja sempre no topo”, comemorou a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, que representou o Prefeito Álvaro Dias na cerimônia de premiação.

 

A open innovation (ou inovação aberta) com startups, prática na qual corporações estabelecidas buscam parcerias com startups para inovar em seus processos, produtos e serviços, chegou ao Brasil há 15 anos e tem se intensificado a cada ano, estabelecendo-se como a principal estratégia de inovação de grandes e médias empresas líderes em seus setores. Já são mais de 100 mil contratos de open innovation registrados entre corporações e startups.

 

O ranking anualmente identifica e reconhece as corporações e startups que mais praticam open innovation, a partir de um sistema de ranqueamento com critérios 100% objetivos. Isso confere credibilidade e reputação à premiação no ecossistema de inovação, atraindo mídia espontânea nos principais veículos de imprensa geral e especializada, e fazendo desse atualmente o maior ranking de inovação da América Latina.

 

Joanna Guerra explicou que a atenção dada por Natal à área tecnológica tem apresentado resultados positivos em vários setores e por isso o trabalho foi reconhecido. “A gestão do prefeito Álvaro Dias sempre está buscando a inovação e o empreendedorismo para elevar a qualidade de vida do nosso cidadão e buscar o desenvolvimento da nossa cidade. Essa base com as startups e empreendedores precisa ser apoiada para que a gente possa seguir crescendo e levando o melhor para os nossos cidadãos”, analisou Guerra.

 

Para definição das TOP 25 Cidades que serão premiadas este ano, o critério utilizado foi a densidade de startups com contratos de open innovation com corporações, considerando o número de habitantes. Ou seja, estão sendo premiadas as cidades com o maior número de “open startups” por habitante.

 

Investimento em tecnologia

 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias celebrou mais essa conquista para a capital potiguar. O gestor relembrou que sua gestão tem investido bastante na área de tecnologia. Ele lembrou o Plano Diretor de Tecnologia, o apoio oferecido à implementação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, com ampliação da área, o apoio por meio de renúncia fiscal de ISS, ajudando a atrair novos investimentos, entre outras ações.

 

“Na nossa gestão Natal recebeu duas edições da Campus Party, evento referência do setor de tecnologia e informação. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou o aplicativo Natal Digital que já conta com milhares de contas criadas e downloads feitos. A rede de fibra óptica da cidade também foi ampliada, beneficiando órgãos municipais, escolas públicas e unidades de saúde. Fizemos melhorias no portal da transparência, nos sistemas de emissão de licenças e alvarás além da modernização do portal Directa. Fomos pioneiros com o 5G e usamos a tecnologia em nosso favor durante a pandemia”, listou Álvaro Dias.

 

Diante de tantos investimentos, a cidade de Natal recebeu uma série de prêmios na área.

 

Natal ganhou o 2º lugar no Prêmio Nacional de Inovação em 2021/2022. A cidade foi semifinalista no Prêmio Nacional de Inovação 2022/2023, na categoria Grande Porte, sendo o único ecossistema fora do eixo Sul-Sudeste como semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação na categoria grande porte.

 

A capital potiguar foi 1º Lugar no Prêmio do Desafio de Inovação e Sustentabilidade do Projeto G52 (2022): Rede de Cidades Pólo do Nordeste;

 

Natal recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 na Etapa Estadual na Categoria Modernização e Desburocratização. Na atual gestão, Natal (através da Secretária Adjunta de TI) atua como Presidente do Conselho de Gestão da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI)

 

No índice de Concordância dos Municípios. Natal atingiu a 17º posição, ficando acima da média nacional e regional. Esse índice possibilita uma avaliação ampla e objetiva dos ambientes de negócio, bem como o intercâmbio de experiências entre os municípios brasileiros.

 

A cidade possui o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) e em 2017, o IMD criou o parque tecnológico Metrópole Parque, que, desde então, abriga uma incubadora de empresas, e atingiu a marca de 100 negócios credenciados neste ano, o que representa 2,5 mil empregos gerados em 23 segmentos.

 

Dados do Parque (setembro 2023):

Empresas Credenciadas: 104

Startups Residentes: 24

Startups graduadas: 16

Postos de Trabalho: +2550

Benefícios Fiscais: 71

 

Metodologia ELI:

Em 2021 Natal teve pontuação 17,40 ficando com o Grau de Maturidade em Estruturação.

 

Este ano a capital potiguar  subiu a posição para 23,56 ficando com Grau de Maturidade em Desenvolvimento, numa evolução de 6,16 em 2 anos

 

O trabalho da Metodologia ELI foi importante pois aproximou todos os atores do Ecossistema de Natal.

 

GO!RN

Natal faz parte do GO!RN, que é um evento que reúne todo o Ecossistema e fortalece o ambiente das startups em Natal. O Mapeamento das Startups é realizado pelo SEBRAE.

 

Ranking

 

1

Florianópolis

Santa Catarina – Brasil

2

Vitória

Espírito Santo – Brasil

3

São Carlos

São Paulo – Brasil

4

Barueri

São Paulo – Brasil

5

Belo Horizonte

Minas Gerais – Brasil

6

São Paulo

São Paulo – Brasil

7

Curitiba

Paraná – Brasil

8

Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

9

São José dos Campos

São Paulo – Brasil

10

Campinas

São Paulo – Brasil

11

Ribeirão Preto

São Paulo – Brasil

12

São Leopoldo

Rio Grande do Sul – Brasil

13

Piracicaba

São Paulo – Brasil

14

Joinville

Santa Catarina – Brasil

15

Santos

São Paulo – Brasil

16

Maringá

Paraná – Brasil

17

Blumenau

Santa Catarina – Brasil

18

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Brasil

19

Londrina

Paraná – Brasil

20

Caxias do Sul

Rio Grande do Sul – Brasil

21

Sorocaba

São Paulo – Brasil

22

Recife

Pernambuco – Brasil

23

Juiz de Fora

Minas Gerais – Brasil

24

Natal

Rio Grande do Norte – Brasil

25

Goiânia

Goiás – Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *