Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 08h01 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito da Foto/Ebenezer Nóbrega.

As festividades do “Natal em Macaíba” movimentaram R$ 26 milhões na economia da cidade, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, entidade ligada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN). O levantamento também traçou o perfil dos consumidores e comerciantes no município de Macaíba.

Questões como necessidades do comércio, pontos positivos e negativos, estrutura, qualidade dos serviços e do atendimento, entre outros aspectos, fizeram parte da sondagem que foi apresentada na quinta-feira (26), na Casa do Empresário de Macaíba. O momento contou com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba (Sindicomércio Macaíba), Luiz Lacerda; do prefeito Emídio Junior e secretariado municipal.

“Os números apresentados pela nossa pesquisa foram bastante satisfatórios. O evento foi extremamente bem avaliado tanto pelo público quanto pelos empreendedores macaibenses. Esperamos esses resultados contribuam no planejamento e desenvolvimento de futuras estratégias para expandir os resultados dos negócios na próxima edição do evento”, disse o presidente do Sindicomércio Macaíba, Luiz Lacerda.

Para os comerciantes macaibenses, 65,1% afirmaram que o evento afeta positivamente os negócios.

No quesito investimentos, os empresários entrevistados realizaram ações para preparar seus estabelecimentos para a festividade, sendo que 49,3% apostaram na ampliação de estoque, 40,1% no aumento da variedade de produtos, enquanto 17,8% investiram na contratação de funcionários. Treinamento de equipe e publicidade corresponderam a 12,5% e 2%, respectivamente.

Em relação à movimentação de consumidores no comércio, 45,4% dos empresários alegaram ter sido “bom”, enquanto 32,2% disseram ser “muito bom”. O faturamento médio por estabelecimento foi de R$ 2.144,74.

Para 44,1% dos comerciantes, as vendas foram melhores, se comparado à festividade ocorrida em 2021. A pesquisa apurou que a média de clientes por estabelecimento chegou ao número de 31 por dia.

O prefeito Emídio Junior ficou bastante satisfeito com os resultados das pesquisas. “Isso é fruto do nosso trabalho conjunto, da Prefeitura, do comércio de Macaíba. Hoje a gente vive um novo momento de crescimento. A partir do momento que a gente investe na parte cultural, tem retorno para a nossa cidade e é fundamental dar continuidade a eventos, crescendo e aprimorando”, comentou.

Serviços

Durante a realização do “Natal em Macaíba”, o comércio da cidade apostou na oferta de serviços diferenciados para clientes e público durante o período da festa.

Cerca de 67,8% dos donos de estabelecimentos afirmaram utilizar formas de pagamentos diversificadas. Já 39,5% investiram no atendimento personalizado, enquanto 38,2% ofereceram banheiros para os clientes, 29,6% ofertaram serviço de delivery e 28,3% promoveram capacitação dos colaboradores.

Ainda nesse quesito, 11,2% dos empresários disponibilizaram serviços de estacionamento. Ambientes adaptados para pessoas com deficiência e idosos foram a escolha de 10,5% dos entrevistados da pesquisa.

Avaliação

Os comerciantes sondados pelo levantamento da Fecomércio RN ainda sugeriram melhorias para as próximas edições do evento, sendo:  segurança pública (11%), estacionamento (8,1%), fortalecimento da economia local (5,2%), divulgação (3,7%), organização do trânsito (3,7%), mais atrações musicais (2,9%), estrutura da cidade (2,9%) e limpeza pública (2,2%).

Perfil do comércio

A pesquisa também fez o levantamento do perfil dos estabelecimentos comerciais. Em relação ao porte das empresas, 38,8% estão enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), 36,2% são ME, 7,2% são Empresa de Pequeno Porte (EPP). Já as empresas médias e grandes correspondem a 8,6%.

Mais da metade (65,1%) fazem parte do setor do Comércio enquanto a outra parcela (34,2%) são do segmento de Serviços. Sobre o número de colaboradores, 68,4% dos entrevistados apontaram que têm até três, 25% têm entre quatro e nove e, por fim, 6,6% têm 10 ou mais funcionários.

Segmentos de atuação

Os estabelecimentos comerciais que participaram do levantamento atuam nos seguintes segmentos:

Vestuário: 19,7%

Eletrodomésticos/Móveis/Eletrônicos: 10,5%

Mercadinho/Supermercados: 7,2%

Automotivo: 6,6%

Beleza e Cuidados pessoais: 5,9%

Artigos de Casa e Festa: 5,3%

Bares/Restaurantes: 4,6%

Farmácias/Drogarias: 4,6%

Óticas: 4,6%

Petshop: 4,6%

Público

A pesquisa da Fecomércio RN mapeou o público frequentador do “Natal em Macaíba 2022” e apontou que 79,6 % dos participantes são residentes do próprio estado. Já 20,4% corresponde aos turistas que visitaram o município durante as festividades natalinas.

Questionados sobre como tomaram conhecimento da festa, 65,7% afirmaram saber por meio das redes sociais, 21,8% por amigos e familiares, 6,6% através da internet e 2,6% disseram já conhecer o evento.

Maior parte dos entrevistados relataram que participaram pela primeira vez da festa (39,5%), enquanto que os demais responderam que já frequentaram duas (37,3%), três (7,7%).

A média geral do número de dias frequentados pelo público no Natal em Macaíba foi de três dias. O evento foi realizado de 17 a 23 de setembro de 2022.

Atrações musicais (34,7%) foi a principal motivação apontada pelos participantes. Decoração da cidade (17,9%), lazer (13,7%), animação (13,1%), festa gratuita (9,5%) e organização (5,4%), foram os outros fatores motivacionais levantados pela pesquisa.

Avaliação

O levantamento do Instituto Fecomércio revelou que o “Natal em Macaíba” teve ótima aceitação do público: 98% dos entrevistados pretendem voltar ao evento e 99,4% recomendariam para parentes e ou amigos. A nota média geral foi de 9,3.

Foram entrevistados 504 participantes entre os dias 17 a 23 de dezembro de 2022. Também foram ouvidos 152 empreendedores de Macaíba. A pesquisa apresenta um índice de confiança de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *