Crédito Joana Lima/ Natal Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realiza, neste sábado (7), o Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos em Natal. A data marca o início da estratégia que segue até o dia 21 de outubro e faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, campanha do Ministério da Saúde com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura de vacinas nos municípios.

Para o secretário municipal de Saúde, George Antunes, a ação é importante para evitar a volta de doenças já erradicadas e controlar doenças como poliomielite e sarampo. “A intenção da ação é incentivar que os pais ou responsáveis levem seus filhos aos pontos de vacinação para que atualizem a caderneta de vacinação e protejam as crianças e adolescentes de doenças que podem ser preveníveis com imunizantes disponíveis de forma gratuita nos nossos serviços de saúde”.

“Toda pessoa menor de 15 anos que por algum motivo não tenha registro de alguma dose ou tenha dúvida sobre se completou ou não o esquema de vacinação de algum imunizante, deve comparecer a um dos pontos de vacinação tendo em mãos o cartão de vacinação e documento de identificação para ficar em dia com a imunização”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

Durante a campanha vão estar disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com os imunizantes contra a COVID-19; Febre Amarela; Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); dT(difteria e tétano); Dtpa (p/gestantes); Influenza; VOP/VIP (Poliomielite); HPV (Vírus HPV); ACWY (meningites); Meningo C (meningite); Pneumocócica 10v (pneumonias);  Rotavírus (infecção gastrointestinal) e Hepatites A e B.

Movimento Nacional pela Vacinação

O Movimento Nacional pela Vacinação foi lançado pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2023, e tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e na cultura de vacinação do país. A ação inclui vacinação com diversos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023, incluindo a multivacinação de crianças e adolescentes.

Campanha de multivacinação em Natal

A campanha de multivacinação segue até o dia 21 de outubro no município em todas as unidades de saúde e nos pontos extras de vacinação. Nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h. Já nos pontos extras dos Shoppings MidWay Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, o horário segue de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados das 15h às 20h.

Dia D – Sábado 7/10 – Confira os pontos de vacinação (das 10h às 20h)

Shopping MidWay Mall – Av. Nevaldo Rocha, 3775 – Tirol
Partage Norte Shopping – Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi
Shopping Via Direta – Av. Senador Salgado Filho, 2233 – Lagoa Nova
Bosque das Mangueiras – Av. Nascimento de Castro, s/n – Lagoa Nova
Estação Cidadania – Esporte Jorge Moura – Av. do Baião, 2908 – Lagoa Azul