Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 14h04 CulturaDestaque Nenhum comentário

Luciana Mayumi e Diego Calarco.

O evento terá ainda como novidade, a primeira edição do Campeonato de Tango do Nordeste Festival.

Natal será palco no período de 28 de abril a 1 de maio de 2023 da quarta edição do Nordeste Tango Festival. O ritmo imortalizado pelos argentinos e pelo maior cantor de tango de todos os tempos, Carlos Gardel, vai reunir os participantes em aulas diárias e milongas (o baile de tango, como é popularmente conhecido na Argentina).

As aulas serão ministradas no Monza Palace Hotel em Candelária, enquanto as milongas serão realizadas no salão de eventos do Clube Ares Atlântico no Alecrim. O organizador do evento, o professor de tango, José Freire, explica que em Natal tem muita gente que participa da cena tangueira da cidade. Ele mesmo dá aulas de tango semanalmente no Conselho Comunitário de Potilândia, além de organizar uma milonga duas vezes por mês. “O evento volta agora depois de três anos parado por conta da pandemia do coronavírus”, disse o professor José Freire.

 

Aulas e milongas

O festival será dividido em duas partes básicas, com as aulas e as milongas. No caso das aulas, estas serão ministradas por grandes dançarinos/professores de tango (conheça mais sobre eles ainda nesta matéria), vindo de várias partes do Brasil. Além dos amantes do tango de Natal, também deverão participar pessoas vindas de várias partes do Brasil.

Na última edição do evento, realizada em 2019, vieram participantes do Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Fortaleza, Bahia. “O encontro visa estimular a adesão de novas pessoas e fomentar a prática de tango de salão, além de aprimorar técnicas e trazer novos conhecimentos aos amantes do tango, através de aulas, palestra, bailes e apresentações com estes renomados profissionais de Tango.”, disse o professor José Freire.

Como participar

Os interessados em participar da 4ª edição do Nordeste Tanto Festival, podem escolher pelo pacote completo com 10 horas de aulas, show de gala com apresentação dos professores/dançarinos de tango profissionais, três milongas abertas a todos os participantes do festival, além do bônus de inscrição na primeira edição do campeonato de tango do festival. Há também pacotes avulsos para quem deseja participar apenas de uma aula, em uma das milongas, do show de gala ou apenas do campeonato de tango.

 

Grande novidade do festival

Para esta quarta edição, o professor José Freire informa que a maior novidade do festival será a realização do primeiro campeonato de tango do Nordeste Tango Festival, que será realizada durante as milongas do evento. Poderão participar todas as pessoas maiores de idade, aficionados, amadores e/ou profissionais, exceto os professores que ministrarão aulas durante o evento.

A competição será realizada apenas no estilo tango de pista, que é o tango tradicional, dançado nas milongas, diferente do tango de palco, praticado com passos e coreografias mais arrojadas, voltado para espetáculo. “O tango de pista é entendido como uma dança social, onde o mais importante é a improvisação, o abraço e a conexão entre o casal”, explicou o professor José Freire.

 

Professores de tango do festival

Luciana Mayumi

É professora de tango, bailarina e organizadora de eventos de tango em São Paulo. Foi condecorada com o título de Embaixadora do Tango do Brasil, por promover a cultura tanguera do norte a sul. Há 24 anos que ensina e promove essa paixão para brasileiros e estrangeiros. Desde 2022 dirige o Espaço Cultural Luciana Mayumi, berço das artes e dos artistas do tango na capital cultural do Brasil, São Paulo.

 

Diego Calarco

É professor, dançarino e coreógrafo de tango, com mais de 30 anos de trajetória internacional. É também organizador de vários eventos, milongas e festivais na Europa, com renomados dançarinos internacionais. Desde 2005 viaja regularmente como maestro, bailarino e coreógrafo convidado para dar aulas e seminários em diferentes cidades da Europa, Ásia e América.

 

André Felipe

Professor e dançarino de tango e dança de salão a mais de 20 anos e um disseminador do tango desde 2003. Viaja sempre a Buenos Aires, capital da Argentina, para estudar, vivenciar e desfrutar do tango e da cultura portenha. No Brasil dá aulas nos principais congressos de tango como: Nordeste Tango Festival e o Congresso Brasileiro de Tango. Ele é ainda fundador da escola de dança Corpo & Expressão e produtor cultural e organizador de milongas e shows de tango.

 

Helen de Moraes

Começou seus estudos no tango desde 2006, tendo morado em Buenos Aires durante meses em 2010 e a partir do ano 2019 iniciou parceria com o professor André Felipe, participando do mundial, congressos e eventos de tango.

 

MIichelle Laginestra

Professora de dança de salão, atuando na área há mais de 20 anos. Sua experiência inclui participação em diversos cursos, workshops, apresentações e espetáculos. Iniciou estudos no tango há sete anos com a maestra/professora Luciana Mayumi, e desde então dedica-se cada vez mais ao estudo deste ritmo, participando sempre de festivais e congressos Faz parte da comissão organizadora da Preliminar e Festival de Tango Brasil.

 

José Freire

Professor de tango há mais de 20 anos, ministrando aulas semanais, tanto em grupo, como individuais, além de organizar uma vez por mês a milonga Sentimentango (o baile de tango). Tem experiência com o tango pelas suas vivências no Rio de Janeiro e também em Buenos Aires, na Argentina, o berço do tango mundial. É o criador e organizador do Nordeste Tango Festival.

 

DJ Mário Mendes

O festival contará ainda durante as milongas e show de gala, com a participação do DJ Mário Mendes, de São Paulo, grande conhecedor das orquestras de tango, responsável pela playlist de evento.

 

Renildo Nunes

Professor de Tango de Recife com vários anos de experiência em Tango e Dança de Salão.

 

Programação

Dia 28 de abril – 6ª feira

20h00 às 24h: Abertura do festival com Baile de D. de Salão, Show de Gala e milonga

Horário do Show de Gala: 21h30 – 22h30:

 

Dia 29 de abril – sábado

10h00  às 12h35 – Aulas

14h00  às 16h35 – Aulas

21h00 – 01h: Milonga com rondas classificatórias do campeonato de tango

 

Dia 30 de abril – domingo

10h00 às 12h35 – Aulas

14h00 às 16h35 – Aulas

21h00 – 01h: Milonga com rondas semifinalistas do campeonato de tango

 

Dia 01 de maio – 2ª feira

11h00 – 15h: Milonga com rondas finalistas do campeonato de tango e encerramento da 4ª edição do Nordeste Tango Festival

 

OBS: Programação sujeita a ajustes.

Por Rosinaldo Vieira

 

Informações:

Professor José Freire (organizador do Nordeste Tango Festival– (84) 98631 7586

Rosinaldo Vieira – (Assessoria de Imprensa) – (84) – 98733 4107

www.nordestetangofestival.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *