Novembro Azul: Natal inicia ações de incentivo à saúde integral do homem.

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, realizou o lançamento oficial da campanha do “Novembro Azul” no município. A solenidade aconteceu na Unidade de Saúde Planície das Mangueiras, localizada no distrito sanitário Norte II, e ofertou diversos serviços de saúde, com o intuito de promover a melhoria integral das condições de saúde da população masculina.

Para o secretário municipal de saúde, George Antunes, a importância da campanha é incentivar os homens a procurar os serviços de saúde, principalmente os que têm idade entre 20 e 59 anos. “Neste mês de novembro, queremos lembrar a esse homem que ele precisa procurar as unidades de saúde, para que assim possamos fazer o diagnóstico de várias doenças com antecedência, como sífilis, Aids/HIV, câncer de próstata, ou o câncer de pele, por exemplo. Então o meu pedido é que vocês possam sair hoje como multiplicadores, não só dessa ideia da promoção à saúde, mas também com a ideia da prevenção, e a prevenção para qualquer que seja a patologia, se faz com o diagnóstico precoce”.

Durante a manhã, foram ofertados diversos serviços de promoção à saúde, com foco na população masculina que compareceu à unidade, como atendimento médico, realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e vacinação.

A solenidade também foi marcada pela apresentação musical do grupo Pagode da Limpeza, composto por trabalhadores da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), além de apresentação teatral do grupo formado por Agentes de Combate às Endemias do Distrito Sanitário Norte I, sobre a importância dos cuidados com a saúde de homem e de procurar as unidades básicas de saúde e fazer exames regulares.

Durante o mês de novembro, as unidades de saúde de Natal desenvolvem ações com a intenção de promover e incentivar a melhoria das condições de saúde da população masculina de Natal, com destaque para ações que discutam a redução da morbidade e mortalidade masculina, enfrentamento aos fatores de risco, promoção à alimentação saudável, incentivo à prática de atividades físicas regulares, além de estimular práticas de autocuidado.