As calçadas padronizadas avançam na avenida Prudente de Morais em direção a Petrópolis. Crédito Alex Régis/Prefeitura Natal.

As obras de padronização das calçadas realizadas pela Prefeitura de Natal, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), avançam por toda a capital. As equipes iniciaram o trabalho na Avenida Prudente de Morais, em Lagoa Seca, e o trecho está sendo padronizado de acordo com as normas de acessibilidade para garantir passeio com rampas e sem desnível. Atualmente o trabalho está em fase avançada nas ruas Jaguarari e São José, em Lagoa Nova, como também entre as avenidas Lima e Silva e Miguel Castro, tendo sido 100% concluída a da Avenida Amintas Barros.

Na avenida Jaguarari, as obras já alcançaram 85% do cronograma, que além da requalificação das calçadas, conta com recapeamento asfáltico do trecho, como também na avenida São José, que as obras chegaram a 50%.

Os investimentos são na ordem de cerca de R$30 milhões, e a obra foi licitada pela Secretaria Municipal Infraestrutura (Seinfra) de acordo com a norma de acessibilidade e do Plano Diretor de Natal (PDN), e se estenderá até 2024, beneficiando todas as regiões da cidade, com 70 km de calçadas totalmente requalificadas.

O projeto visa proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e pessoas com deficiências visuais, que terão novas ferramentas para se deslocar com mais segurança. Com isso, as calçadas da Avenida Prudente de Morais, no trecho entre a Avenida Alexandrino de Alencar até a Rua Seridó, em Petrópolis, também receberão novo piso totalmente plano e sem desnível.

As intervenções incluem nivelamento e padronização do piso, sinalização, mobiliário e arborização para garantir o direito de ir e vir com conforto e segurança. A Semurb é responsável pelas notificações aos proprietários de imóveis sobre a execução das obras, e quando necessário solicita as adequações para que a obra possa seguir. A Semurb ainda conta com o trabalho de sensibilização dos educadores que é feito através da distribuição de informativo e comunicação direta para conscientizar a população sobre as intervenções das vias, que incluem a padronização do pavimento, a instalação de sinalização, mobiliário urbano e plantio de árvores.