Obras de recuperação de lagoa em Neópolis terão licitação emergencial.

O secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, recebeu nesta sexta-feira (22) uma comissão de moradores do bairro Neópolis, que tiveram suas residências atingidas pelo desabamento do muro de contenção da Lagoa de Captação Ouro Preto. Na oportunidade, o titular da pasta informou que na próxima semana será lançada a licitação para a obra de recuperação, estabilização e proteção da encosta e da lagoa. O projeto prevê investimentos de até R$ 2,5 milhões em recursos próprios do Tesouro Municipal.

“Foi um encontro bastante produtivo, dando sequência ao trabalho que a gestão municipal vem executando. Desde o registro do ocorrido, estamos prestando todo o apoio e suporte aos moradores afetados. Entendemos a angústia da população e estamos atuando para que toda a burocracia do serviço público seja vencida no menor tempo possível para que a área seja recuperada”, disse o secretário, destacando que a Prefeitura vai executar os serviços de forma emergencial: “A partir do lançamento do edital, as empresas interessadas terão dez dias para apresentar suas propostas”, explicou.

Carlson Gomes também explicou a situação das habitações afetadas. Ele lembrou que todos os que tiveram suas residências interditadas estão recebendo o aluguel-social e suporte dos órgãos municipais, mas ressaltou que primeiro será preciso estabilizar e oferecer segurança para a área. O secretário lembrou que a equipe de fiscalização do CREA-RN esteve no local logo depois do ocorrido e emitiu o laudo, condenando as edificações e atestando que as casas foram erguidas em um local inadequado.

“É importante fazermos uma reflexão sobre essa situação. Vamos recompor a lagoa e estabilizar o muro, ao passo que a secretaria municipal de Habitação (Seharpe) irá tratar das residências, mas não podemos deixar de alertar para essa questão das construções estarem em um local indevido”, apontou.

Deslizamento

No último dia 21 de agosto,  o desabamento do muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto, em Neópolis, zona sul da cidade, causou o deslizamento de parte de oito residências. Ao receber os chamados, a Prefeitura de Natal atuou prontamente para mitigar o problema. As equipes da Defesa Civil isolaram a área. Já a secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também deslocou servidores do Departamento de Abordagem Social e fez o cadastramento dos moradores atingidos, oferecendo apoio logístico para retirada de móveis, eletrodomésticos e utensílios, bem como executou o trabalho de abrigamento e entrega de itens de higinene, limpeza e colchões.

Já a Seinfra e a Urbana também trabalharam na limpeza e retirada de material da lagoa. As famílias atingidas foram prontamente integradas ao programa de aluguel-social e estão recebendo o benefício da Seharpe.