Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Outubro Rosa alerta para a prevenção do Câncer de Mama.

A doença é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte

Anualmente a Campanha Internacional do Outubro Rosa alerta as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção do Câncer de Mama. Durante todo mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com as secretarias municipais de saúde, órgãos e entidades da sociedade civil, se mobilizam para intensificar a realização de ações educativas e informativas relacionadas à prevenção.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. O Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS), estima 1.130 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022 no RN, o que representa 61,85 casos para cada 100 mil mulheres. No Brasil, a previsão é de 66.280 casos novos/ano, o que corresponde a 61,61 casos para cada 100 mil mulheres. As maiores taxas de incidência esperadas ocorreram nas capitais do país.

Mortalidade por câncer de mama

No Rio Grande do Norte, no período de janeiro a agosto de 2022 ocorreram 176 óbitos por câncer de mama feminina, na faixa etária de 30 a 69 anos, o que equivale a um risco de 19,79 por 100 mil mulheres. No mesmo período, os óbitos por câncer do colo do útero representaram 10,57 por 100 mil mulheres (94 óbitos) na faixa etária de 30 a 59 anos.

Independente da condição socioeconômica do país e estado, a incidência desse câncer se configura entre as primeiras posições das neoplasias malignas femininas, seguido dos cânceres de traqueia-brônquios-pulmão, colo do útero, cólon-reto-ânus e estômago.

Fatores de risco

Não existe somente um fator de risco para câncer de mama, no entanto a idade acima dos 50 anos é considerado o mais relevante. Outros fatores também são igualmente importantes e contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença como: fatores genéticos, hereditários, menstruação precoce, menopausa tardia, obesidade, sedentarismo, radiações ionizantes, alimentação inadequada, uso abusivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, primeira gestação após os 30 anos, não ter tido filhos.

Prevenção

A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas. Ele deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual. As mulheres que não menstruam devem escolher uma data para fazer a avaliação.

É importante ficar atenta a sinais e sintomas como: nódulos palpáveis na mama ou região das axilas; alterações na pele que recobre o local do nódulo; região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja; saída de secreção.

Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a probabilidade de cura é 95%.

Alguns hábitos também ajudam a reduzir os fatores de risco para o câncer de mama em até 28%. São eles: praticar exercícios físicos; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; usar hormônios sintéticos apenas com prescrição médica.

Mamografias no RN

Durante a pandemia da Covid-19 não houve restrições para realização das mamografias para diagnóstico, em mulheres em acompanhamento, com história familiar e em mulheres que apresentaram sinais e sintomas. Em 2021, a Sesap realizou na rede SUS 51.166 mamografias bilaterais de rastreamento na faixa etária de 40 a 69 anos e 88.967 exames citopatológicos de rastreamento, na faixa etária de 25 a 64 anos segundo dados do Sistema de Informação do Câncer em 2022 (SISCAN-RN).

Durante a campanha do Outubro Rosa, deve ser preservada a segurança de indivíduos e profissionais de saúde, de acordo com os protocolos de medidas de prevenção e proteção relativas aos efeitos da pandemia da Covid-19, observando as seguintes recomendações: consultas agendadas previamente, seguindo as indicações de periodicidade e faixa-etária; reagendar a consulta de toda mulher com sinais e sintomas suspeitos de Covid-19 antes de chegarem à sala de espera para o atendimento; o distanciamento físico deve ser estimulado, organizado e monitorado para evitar aglomerações nas salas de espera e nas áreas de atendimento; limitar a entrada de acompanhantes na unidade de saúde; desinfetar e limpar regularmente o ambiente, as superfícies e os equipamentos; usuários e profissionais de saúde devem usar máscara facial e lavar frequentemente as mãos; os profissionais de saúde devem utilizar equipamento de proteção individual (EPI), segundo orientação específica; as unidades de saúde devem agendar consultas de seguimento, evitando idas desnecessárias das usuárias às unidades de saúde para fins de marcação de novas consultas.

Desde 2014, existe uma parceria da Sesap com o Serviço Social do Comércio (SESC), instituição do Sistema Fecomércio/RN, o Grupo Reviver/Natal e o Grupo Amigos do Peito/PE, para a realização de mamografias durante todo o ano.

Os 167 municípios do RN estão mobilizados para ofertar a mamografia bilateral de rastreamento à população feminina na faixa etária de 40 a 69 anos e o exame preventivo de rastreamento para toda mulher com idade entre 25 e 64 anos.

De acordo com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, o cuidado integral ao usuário deve ser oferecido de forma regionalizada e descentralizada. A Política estabelece que o tratamento do câncer deve ser feito em estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Onde realizar tratamento contra o câncer no RN

Natal
• Hospital do Coração de Natal (Unacon)
• Hospital Dr. Luiz Antônio/Liga Norteriograndense Contra o Câncer (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica)
• Hospital Infantil Varela Santiago/Instituto de Proteção e Assistência a Infância do Rio Grande do Norte (Unacon exclusiva de Oncologia Pediátrica)
• Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL (Unacon)
• Natal Hospital Center S/C Ltda (Unacon)

Mossoró

• Hospital da LMECC (Unacon com serviço de Radioterapia)
• Hospital Wilson Rosado (Unacon)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *