Crédito Manoel Barbosa/SME.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite desta terça-feira (30) a solenidade de Aula Inaugural dos Cursos de Qualificação Profissional, destinados a 281 estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino, ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN).

A solenidade foi aberta oficialmente com as palavras da titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz, que na ocasião se emocionou com a importância do evento. “Hoje, estamos reunidos para assistirmos a um passo importante na vida de muitos que aqui estão. É fundamental oportunizar o aprimoramento da formação dessa cidadã e desse cidadão voltados também para um cenário de trabalho”, ressaltou.

“Muita emoção em sentir a garra, alegria e a disposição dos estudantes desejosos de profissionalização. Estamos felizes em acompanhar esta aula inaugural dos cursos com os estudantes das sete escolas que estão participando do projeto, com três cursos diferenciados, e que só nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo”, disse. A secretária parabenizou todos os estudantes, professores, equipe da SME-Natal e a importante parceria com o Senai-RN.

De acordo com a chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Heloísa de Melo Cruz Alves, a parceria contempla a qualificação profissional integrada à educação de jovens e adultos, destinada aos estudantes do nível IV da EJA nas escolas municipais Professor Amadeu Araújo, Professor Celestino Pimentel, Estudante Emmanuel Bezerra, Professora Emília Ramos, Ferreira Itajubá, Professora Maria Madalena Xavier de Andrade e Professora Terezinha Paulino de Lima.

“Serão ofertados os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Operador de Computador. Cada escola vai receber um destes cursos citados, com as aulas sendo realizadas uma vez por semana, na própria unidade de ensino e uma formação de 240 horas/aulas. Ao final do curso os estudantes da EJA vão receber dois certificados: o da conclusão do Ensino Médio e o da Qualificação Profissional emitido pelo Senai-RN”, explicou durante a solenidade a professora Heloísa de Melo. E complementou: “é um momento muito especial. Nós entendemos que vocês são trabalhadores e precisam de uma profissão. É uma oportunidade única que vocês terão com estes cursos de qualificação”.

A aula inaugural intitulada “Educação Profissional e Tecnológica como Eixo da Formação Cidadã”, foi proferida pela diretora do Senai-RN, Amora Vieira Cavalcante. Durante a palestra, a diretora conversou sobre a magnitude dos cursos de profissionalização e sua importância, e apresentou alguns projetos realizados pelo Senai. “Queremos que cada escola faça uma visita a sede do Senai e as suas unidades móveis, para entender como funciona a instituição. Também vamos organizar uma visita a uma empresa, para vocês sentirem como é o trabalho profissional. Quero encontrar todos vocês que estão hoje aqui, na cerimônia de certificação”, reforçou Amora Vieira.

A solenidade também foi abrilhantada pelo estudante Lenilson Neves da Silva, do nível IV da EJA da E. M. Professor Amadeu Araújo, que apresentou o cordel “O aluno da EJA”, sendo bastante aplaudido. E pelo depoimento de um ex-aluno do Senai-RN, Isaias Ferreira, que contou que era vendedor ambulante e que após realizar o curso do Senai de Operador de Computador, durante cinco meses, está trabalhando em uma empresa de TI.

Já o estudante Alessandro Otávio Bernardo de Brito, da E. M. Ferreira Itajubá, representou na solenidade, todos os estudantes matriculados na EJA da Rede Municipal de Ensino. Alessandro contou que escolheu realizar o curso de Operador de Computador. “Eu e minha turma estamos bastante ansiosos para o início do curso, porque vamos nos preparar para ingressar no mercado de trabalho que hoje está tão difícil. Estamos realizados com essa grande chance que estamos tendo. Vou me esforçar bastante para terminar o curso, concluir meus estudos e ingressar no mercado nesta área tecnológica.