Crédito Manoel Barbosa/SME.

A Prefeitura do Natal e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) realizaram na manhã desta terça-feira (26), o Encontro de Sensibilização referente ao Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação (SME), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A ação reuniu todos os atores da educação municipal.

Na abertura do evento, a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz, que representou o prefeito Álvaro Dias, ressaltou que o encontro tem como objetivo a construção do referencial estratégico da secretaria, que consiste na escolha do destino pretendido pela instituição para os próximos sete anos (2024 até 2030), sob uma análise do seu papel perante a sociedade natalense e de suas competências legais.

“Fazer o planejamento estratégico de uma secretaria é algo que requer um esforço maior. Uma secretaria que trabalha diariamente com situações das mais diversas possíveis, então o planejamento vai nos orientar, não somente nas ações a serem desenvolvidas, mas nas ações já desenvolvidas, evitando o retrocesso. Agradeço a parceria com o TCE-RN. Fico muito feliz com esse momento de agora, de início de um trabalho inédito na Prefeitura do Natal. É uma ação que vai trazer um resultado a curto, longo e médio prazo”, declarou Diniz.

A palestra do encontro foi conduzida pelo auditor de Controle Externo do TCE-RN, Ricardo Barbosa Villaça, que falou sobre o tema “A importância do planejamento estratégico para a SME-Natal”. Segundo Villaça, o planejamento é uma ferramenta que possibilitará melhor organizar, sistematizar e acompanhar os passos da gestão, buscando garantir a sua eficiência e resultados no longo prazo, através da definição de objetivos e a forma de alcançá-los, levando em conta condições internas e externas à instituição.

Ricardo Villaça, entre outras questões, abordou a importância de ser proativo, o trabalho em equipe, a motivação, o comprometimento, a mudança e a comunicação. “A motivação nasce da necessidade ou da paixão do ser humano. Está dentro de nós. Por isso ninguém motiva ninguém. Mas podemos promover um ambiente favorável à motivação. É isso o que nós vamos fazer no planejamento estratégico da SME”, refletiu o auditor do TCE-RN.

O secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto, que está coordenando este trabalho, também conversou com o público presente. “Será mais uma porta para modernizar a nossa educação, através do planejamento estratégico. Que possamos com base nas nossas informações, indicativos, metas, projetar com a participação de toda a comunidade escolar, a construção do plano estratégico visando a melhoria dentro do contexto de modernização da gestão. Superamos limites e agora vamos construir novos caminhos com base nesta parceria com o TCE-RN. Tivemos em torno de 800 respostas no questionário aplicado com os profissionais da Educação, representando a primeira fase e na próxima semana teremos um workshop de três dias para construir a nossa missão, visão de futuro e os valores para a SME”, reforçou Fernandes.

Segundo o TCE/RN, a construção de um modelo de gestão estratégica institucional é fundamental para alinhar o planejamento tático, operacional, administrativo e orçamentário ao planejamento estratégico de longo prazo.

O início do evento foi abrilhantado pela apresentação de um grupo de estudantes da Escola Municipal Vereador José Sotero, sob a coordenação da professora Mirella Braga e do saxofonista Rhoanderson William da Silva, que integra a Filarmônica Severino Cordeiro da Escola Municipal Ferreira Itajubá.