O projeto foi apresentado durante a assinatura da ordem de serviço. Crédito Alex Régis.

O prefeito Álvaro Dias assinou a Ordem de Serviço para mais uma etapa da obra de requalificação da rua João Pessoa, no Centro de Natal. O evento foi realizado no prédio anexo da Prefeitura, no Bairro da Ribeira, nesta terça-feira (2). O investimento nesta fase da obra ultrapassa R$ 2,5 milhões.

“Vamos transformar esses locais em verdadeiros shoppings a céu aberto. Com isso estaremos atraindo os turistas e também o natalense. Essa gestão inova e tem coragem para recolocar Natal nos trilhos do avanço, do desenvolvimento e do futuro”, comentou o prefeito.

A requalificação da rua João Pessoa reserva um trecho da via que será destinado à passagem de veículos, com velocidade reduzida e a área entre a rua  Princesa Isabel e avenida Rio Branco, será totalmente fechada para carros com o objetivo de realizar eventos.

No local, que terá asfalto especial, piso diferenciado e cobertura, já foi feito o cabeamento subterrâneo, e contará com ambientes modernos de convivência, mobilidade e acessibilidade. A rua será arborizada e terá nivelamento entre a via e a calçada. O projeto prevê a instalação de caramanchões – cobertura arvorada, que serve como ponto de descanso e contemplação, além de ampla área destinada à circulação de pessoas e espaço lúdico para crianças

“Estamos fazendo isso tudo apesar das dificuldades que todas as capitais do Brasil enfrentam para requalificação dos seus Centros Históricos. Esses locais precisam de apoio para se recuperar e não de dificuldades”, analisou Álvaro Dias.

A secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, relembrou que a gestão atual já investiu pesado no Centro Histórico e ainda tem obras sendo realizadas e por iniciar. A titular da pasta da STTU citou o recapeamento asfáltico das principais avenidas do local, a utilização do edifício na Ribeira como sede da Prefeitura, a requalificação do Beco da Lama, do Espaço Ruy Pereira, dentre outras. “Quero lembrar que, em breve, estaremos licitando a obra da rua Coronel Cascudo e que tudo isso é feito a partir de uma união inédita das secretarias e da proposta do Prefeito Álvaro Dias de construir uma cidade para as pessoas”, disse.

O investimento em obras de recuperação do Centro e da Ribeira e a implementação do Novo Plano Diretor da capital potiguar já começaram a trazer efeitos práticos para os locais. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal – Semurb, 18 novos empreendimentos deram entrada com pedidos de licenciamento para construções na parte histórica da cidade.