Novos equipamentos servirão para incrementar o ensino para os alunos. Crédito: Foto: Manoel Barbosa/SME.

Dando continuidade aos investimentos em materiais e equipamentos para a Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Natal adquiriu Laboratórios de Ciências destinados às escolas de Ensino Fundamental. Os estudantes terão acesso a uma experiência de ensino-aprendizagem mais atrativa, possibilitando a pesquisa, observação, experimentação e investigação o que possibilita a práxis científica. O investimento no equipamento foi de R$ 615.300,00.

A entrega oficial iniciou na tarde da quarta-feira (29), pela Escola Municipal Santos Reis, localizado na zona leste da capital, com a participação da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano e da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa. Ao todo, 39 escolas serão beneficiadas com o novo laboratório, o que significa também, que todas as 30 unidades com a oferta do 9° ano do Ensino Fundamental serão  contempladas. Algumas unidades já receberam o equipamento no ano de 2022, retomando as entregas neste mês de março.

O material conta com 169 itens de laboratório, entre eles: Banco Óptico Plano, Bússola, Esqueleto Humano, Microscópio Biológico Monocular, Modelo de Célula Animal Ampliada, Modelo de Célula Vegetal Ampliada e Torso Humano Assexuado. Além disso, 408 livros para os estudantes e professores e um armário foram entregues para cada escola contemplada.

De acordo com a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire Lacerda, o uso do Laboratório de Ciências está ligado ao conceito de aula prática, na qual os estudantes podem utilizar equipamentos e materiais sob supervisão do professor. “A proposta é aprender por meio da experiência, sendo possível testar diferentes caminhos e fórmulas que levem a uma lei científica. Considerada uma metodologia de trabalho ativa, a aula prática implica, necessariamente, a relação entre os conceitos e a experimentação e tem como consequência testar conteúdos vistos em sala previamente”, declarou.

O gestor administrativo Denis Henrique F. Rosa, da Escola Municipal Santos Reis, ressaltou a importância do material para a unidade escolar. “Os materiais vão ser muito importantes, tanto para o professor, que vai ter mais instrumentos para trabalhar, quanto para os alunos, que terão outras experiências com materiais pedagógicos, e poderão ampliar sua visão de mundo através desses materiais”.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME-Natal, Naire Jane Capistrano, que participou da entrega na Escola Municipal Santos Reis, reforçou que “a aquisição desses equipamentos de Laboratório de Ciências para os estudantes vai oportunizar muitas experiências e dinamismo as aulas de Ciências, principalmente do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”.