Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Prefeitura do Natal busca credenciamento para Programa Segundo Tempo.

O secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto, reuniu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (11), a assessora de Planejamento e Avaliação, Sírlia Lira, e as assessoras pedagógicas da equipe de Educação Física (FOCO), Ana Paula Costa, Cybele Câmara e Estefânia Dutra para tratar de um projeto  com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens da Rede Municipal de Ensino de Natal.

Durante a reunião, foi conversado sobre o edital de chamamento público federal para participação dos municípios no Programa Segundo Tempo, que nas novas diretrizes do programa permeiam a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social e da evasão escolar, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Geral, o objetivo é integrar o jovem ao esporte. “Com base na possibilidade de aumentarmos o esporte dentro das nossas unidades de ensino e interagir o estudante com o esporte, diminuindo a vulnerabilidade social e possibilitando a permanência do estudante no contraturno escolar, vamos junto ao Ministério do Esporte instituir na Rede, o Programa Segundo Tempo. Também pretendemos trabalhar com esportes menos praticados”, reforçou Aldo Fernandes.

A assessora pedagógica de Educação Física, Ana Paula Costa, explica que no dia 29 de maio foi aberto o edital para participação dos municípios e estados para o Programa Segundo Tempo. “A equipe de Educação Física (FOCO) leu o edital com intuito que o município de Natal possa enviar o seu projeto e concorrer. Trouxemos essas informações para os secretários adjuntos de Gestão Pedagógica e Administração Geral e tivemos todo o apoio e fomos autorizados para o próximo passo de escrever o projeto e submeter para avaliação ao Ministério do Esporte”.

De acordo com as assessoras pedagógicas, o projeto, na sua estrutura, poderá comportar até três núcleos do Programa Segundo Tempo, e dentro desses núcleos ter uma gama de atividades esportivas onde os estudantes da Rede Municipal de Natal poderão vivenciar essas atividades ao longo da semana. “Em 2023 vamos organizar a execução do projeto e com a previsão de iniciá-lo no ano de 2024, com 300 estudantes inicialmente”, complementou a assessora Cybele Câmara.

Programa Segundo Tempo

O Segundo Tempo funciona com a implementação de núcleos esportivos viabilizados por parcerias entre o Ministério do Esporte e governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e organizações da sociedade civil. O Ministério do Esporte lançou as diretrizes da iniciativa para o triênio 2023-2026, tanto da vertente Padrão, quanto da Universitária.

As formas de acesso ao programa são por meio de edital público ou como projeto-piloto da Rede Nacional de Desenvolvimento do Esporte ou por emendas parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *