Crédito Joana Lima.

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), entregou nesta quinta-feira (09), mais de uma tonelada de alimentos à Legião da Boa Vontade (LBV), localizada na Rua dos Caicós, 2148, bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal. Os produtos foram arrecadados durante o evento Norte Samba e repassados ao programa Banco de Alimentos, que atualmente atende 26 instituições.

A primeira-dama, Amanda Dias, representando o prefeito Álvaro Dias neste ato, agradeceu o gesto solidário das empresas e parceiros do programa. “É com imensa alegria no coração que estamos aqui junto de vocês participando da entrega de mais uma tonelada de alimentos. A LBV é mais uma instituição séria e comprometida com a sociedade que recebe nosso apoio. O prefeito Álvaro Dias está muito feliz com os resultados alcançados com o Banco de Alimentos, que estava esquecido e foi reativado em sua gestão. Não podemos deixar de agradecer a dezenas de parceiros que contribuem para este sucesso. Muito obrigada”, finalizou.

A cerimônia contou com a presença da secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, da diretora do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), Marlene Ramalho e de crianças, idosos e gestantes acolhidos pela instituição.

Para a secretária municipal, Ana Valda Galvão, o mais importante do programa, é auxiliar o acesso ao alimento para quem mais precisa. “É uma satisfação estar aqui e poder acompanhar de perto a destinação das doações. O Banco de Alimentos viabiliza a captação e distribuição de gêneros alimentícios provenientes de doações dos setores público e privado. É uma importante política pública que funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. Essa parceria está conseguindo contribuir para segurança alimentar dessas famílias trabalhando também a questão do desperdício e o reaproveitamento dos alimentos”, disse.

O Programa Banco de Alimentos atende mensalmente 26 instituições, beneficiando aproximadamente 5.564 pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no município. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos, vinculados ao departamento de Segurança Alimentar da Semtas e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas, que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Muito emocionada, Oderlânia Galdino, gestora Social da LBV Natal contou que atualmente a instituição atende mais de 500 pessoas diariamente, entre crianças, idosos e gestantes de vários bairros de Natal, e pessoas de mais de 11 cidades da zona rural, totalizando mais de 2.000 famílias em situação de vulnerabilidade social. “Vocês da prefeitura fazem uma diferença muito grande na vida de muitas pessoas. Através desses alimentos podemos dar qualidade de vida e esperança a famílias de Natal e outras mais do sertão, que vivem em comunidades quilombolas com alto risco alimentar. Obrigado por abraçarem a LBV”, contou.

Os interessados em doar alimentos devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na Rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.