Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h05 CidadeDestaque Nenhum comentário

Prefeitura mantém equipes em alerta com reforço no atendimento às ocorrências.

Redação/Blog Elias Jornalista

Equipes da Defesa Civil Municipal e da zeladoria do Município se mantêm em alerta desde as primeiras horas desta quinta-feira (13), devido às fortes chuvas que caem em Natal. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) já acionou reforço nas equipes de plantão, ampliando o número de agentes e veículos para atender às possíveis ocorrências que se apresentem no decorrer do dia. A medida coloca em serviço parte do pessoal que estava de folga e deixa os demais agentes sob aviso para eventual necessidade.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que a previsão dos órgãos meteorológicos é de muita chuva durante todo o dia de hoje. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de chuvas entre 50 e 100 mililitros para Natal e outros municípios do Estado. “Estamos com as equipes da Defesa Civil mobilizadas atendendo os chamados e desde ontem já estávamos atuando com foco nessas chuvas, quando realizamos vistorias nas lagoas de captação de águas, o que vem a amenizar possíveis problemas com essa quantidade de chuva”, comentou.

Até o momento, a Defesa Civil de Natal registrou ocorrências que ameaçam residências com invasão de água no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. A Rua Coronel Ezequiel, no mesmo bairro, chegou a inundar no meio da madrugada. Ainda foi registrada uma queda de árvore no bairro de Candelária e uma cratera foi aberta no bairro Neópolis.

A Defesa Civil pede à população para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos, além de não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. As equipes ainda estão monitorando com atenção especial as áreas de encostas e morros que são locais de risco nesses momentos de muita chuva. Os técnicos da Defesa Civil estão monitorando todo sistema de chuvas da capital por meio das informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Drenagem
As equipes da Urbana já estão desde cedo nas ruas fazendo o serviço de desobstrução das galerias pluviais, com o intuito de evitar alagamentos nas ruas da cidade. O trabalho de limpeza das galerias é constante, mas devido ao lixo jogado nas vias, com as chuvas os detritos são carreados para as galerias, causando o entupimento. A Urbana também alerta a população para evitar colocar lixo nas calçadas sem ser no horário da coleta domiciliar.

A Semov informa que, devido a quantidade de chuvas caídas nas últimas horas, algumas lagoas sofreram com alagamentos e o consequente transbordo para as vias próximas. O uso de bombas ou não em determinados espaços não garante totalmente que as lagoas transbordem. Elas evitam até determinado ponto, mas podem ocorrer mesmo com os aparelhos, em caso de forte chuva.

Sobre a manutenção de bombas e Infraestrutura das lagoas, a Secretaria de Obras Públicas informa que faz o serviço semanalmente, mas que problemas por furtos de cabos entre outros componentes das bombas, assim como a quebra de determinada peça, pode ocorrer. Quando ocorre, o setor de Conservação da Semov providência os ajustes nos locais.

A limpeza dos espaços também é feita semanalmente, em uma parceria entre Semov e Urbana. Infelizmente, mesmo com todo esse serviço, ainda encontramos restos de construções e lixo doméstico dentro da área das lagoas. Bem como, ligações clandestinas de esgoto de casas para dentro das lagoas de captação. A Semov fará, dentro das próximas horas, a manutenção dos espaços atingidos por problemas.

Socorro
Para solicitar a intervenção da Defesa Civil de Natal, o cidadão pode ligar para o número 190, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *