Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h05 CidadePlantão Nenhum comentário

Crédito Aristelson Alves/Prefeitura Parnamirim.

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou nesta sexta-feira (19), no auditório Clênio José, o I Encontro de Assistentes Sociais de Parnamirim, em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. O evento também proporcionou um diálogo sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da área no desempenho de suas funções.

A conversa teve a mediação da assistente social Ana Lígia (UPA – Parnamirim) com a participação da professora doutora Dalva Horácio (UFRN) e das assistentes sociais, a doutora Ana Paula (CER III Parnamirim) e Janaína Barbosa (Creas), que discutiram sobre os desafios enfrentados no cotidiano do exercício profissional e sobre a importante atuação dos assistentes sociais para a garantia e ampliação de direitos, diante da atual conjuntura do país.

Ana Paula fala sobre a importância da prática profissional para a trajetória do aprendizado. “Tudo que vemos na universidade, se concretiza na vivência do dia a dia. É praticando que conseguimos assimilar, fielmente, os desafios e enfrentá-los com sabedoria”, disse.

Serviço Social

É uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”.

Com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, atuam nas relações entre os seres humanos no cotidiano, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços.

No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *