Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h05 CidadePlantão Nenhum comentário

Programa RN + Saudável tem foco na saúde e no bem-estar da população potiguar.

Iniciativa é uma das bases da Secretaria Estadual de Saúde Pública para incentivo de hábitos saudáveis e prevenção de doenças

Faltam 3 dias para a realização da SEMA – Semana do Meio Ambiente, de 01 a 07 de junho, e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte dá continuidade à série de publicações com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um compromisso universal proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Alinhado ao ODS 3, a Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP-RN executa o programa RN + Saudável, que contribui para assegurar uma vida saudável e promove o bem-estar para toda a população potiguar, em todas as idades.

As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, dentro das atribuições do RN + Saudável, são fruto de um amplo diálogo com as populações, acolhendo as particularidades de cada uma, enxergando as fragilidades e necessidades das regiões do estado, por meio de articulação e parceria com os municípios, instituições da sociedade civil e movimentos sociais.

Pensando o bem-estar de forma global, a iniciativa tem ainda o eixo da Cultura de Paz nas cidades, atuando para a redução da violência no trânsito, nas ruas, nos lares e no ambiente de trabalho. Através do eixo Vida no Trânsito, que realiza o monitoramento dos índices de acidentes no trânsito, trabalha a educação ativa com os condutores para a direção segura e defensiva, além de realizar ações de mobilização voltadas para a redução das violências e valorização da vida no trânsito.

Incentivando a cultura do respeito nas relações entre as pessoas, o programa tem ainda em seus objetivos a proposta de incentivo a campanhas educativas nos meios de comunicação, que contribuam para reduzir o feminicídio, as intolerâncias, os preconceitos, o racismo, a LGBTfobia, entre outras violências, além de impulsionar ações e intervenções de forma articulada para a redução da violência doméstica e intrafamiliar.

Incentivo aos municípios – O Programa RN + Saudável incentiva as políticas de prevenção na saúde e qualidade de vida com o reconhecimento do Governo do Estado, através da entrega de selos e certificados a prefeitos e secretários municipais de saúde representantes das oito regiões de saúde do Estado.

Além disso, a Sesap publicou também a portaria nº 1820/2022, que institui a Política Estadual de Promoção da Saúde do Rio Grande do Norte (PEPS-RN). A medida é parte do Plano Estadual de Saúde do RN, que estabelece a necessidade de fortalecimento das políticas de prevenção e promoção da saúde, priorizando a Rede Primária de Atenção à Saúde. A medida segue ainda a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Dentre as funções da PEPS-RN, está a promoção da qualidade de vida como uma das estratégias de redução dos riscos à saúde da população. A política conta com 17 objetivos específicos, oito diretrizes, cinco eixos operacionais e sete temas prioritários. A ideia é que a política funcione de forma integrada entre as estruturas estaduais, Sesap à frente, e municipais.

Fórum – O Programa RN + Saudável realizou o I Fórum de Ambientes Saudáveis, com a finalidade de socializar e integrar as ações realizadas para a promoção de ambientes saudáveis no Rio Grande do Norte. O principal objetivo do evento foi reforçar a integração entre os órgãos, possibilitando a cada um deles a oportunidade de socializar o seu trabalho, na perspectiva de favorecer a integralidade da execução das ações no âmbito do Eixo 3.

Entre as ações realizadas pela Câmara Técnica destacam-se as medidas voltadas para o tratamento e reúso da água, monitoramento de intoxicações exógenas, articulação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Saúde do Trabalhador, ODS, descarte correto do lixo e a preservação da natureza. Todas as metas têm como objetivo principal oferecer uma saúde de qualidade e preventiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *