Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h05 CidadePlantão Nenhum comentário

Turma Técnico em Guia de Turismo Vale do Açu.

Trabalho realizado pela turma de Técnico em Guia de Turismo do Vale do Açu, ficou entre os 10 finalistas do Brasil e em 2º lugar do Nordeste na premiação

 O projeto sobre valorização e identidade cultural realizado pelo Senac RN na comunidade quilombola de Picadas, em Ipanguaçu-RN, foi destaque na premiação nacional Educador Transformador, realizada nesta quarta-feira (10), em São Paulo, pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil. A cerimônia reuniu os 70 projetos selecionados em sete categorias de Educação de todo o país. O projeto  “Turismo de Base Comunitária: valorização dos aspectos históricos e culturais em Picadas –  Ipanguaçu/RN”, foi um dos 10 finalistas na categoria Educação Profissional, que teve  283 projetos selecionados, e ficou em 2º lugar no Nordeste, região que teve 121 projetos indicados.

 

A instrutora do Senac Assú, Maria Juliana Souza foi a autora e quem conduziu o trabalho na turma de Técnico em Guia de Turismo do Vale do Açu. O projeto teve como principal objetivo fortalecer o turismo na região a partir da valorização dos aspectos históricos e culturais da comunidade.

 

“Durante as aulas realizamos debates e ações que abordavam a importância de resgatar a identidade histórica, cultural e o patrimônio gastronômico das comunidades. A ideia era apresentar essas ações como uma metodologia para incentivar o protagonismo e cooperativismo das localidades”, explica a instrutora.

 

A turma contou com alunos da região do Vale do Açu. Eles se dividiram em sete equipes para desenvolver roteiros turísticos que valorizassem aspectos históricos, culturais, gastronômicos, econômicos, sociais e ambientais das localidades. Ao final dessa primeira etapa, a turma e instrutora identificaram o potenciais de Ipanguaçu, conhecida como a Capital da Banana, e desenvolveram oficinas gastronômicas na comunidade de Picadas, com foco no aproveitamento da fruta.

 

As oficinas resultaram na produção de receitas que estão sendo comercializadas com apoio da Associação Sócio Cultural da Picadas, gerando renda para mais de 130 famílias que vivem na comunidade.

 

“Me sinto muito honrada em fazer parte da construção desse projeto e de ter levado ele, a comunidade de Picadas e o Senac RN em uma premiação que reúne as melhores práticas pedagógicas do país. Estou muito feliz com esse reconhecimento, especialmente por poder apresentar toda a riqueza histórica e cultura da comunidade e da região do Vale do Açu”, declarou Juliana.

 

Turma de Guia de Turismo do Vale do Açu

 

Os alunos que desenvolveram o projeto em Picadas, concluíram a formação em Técnico em Guia de Turismo no início deste ano. Essa turma foi ofertada gratuitamente, por meio do convênio com a Secretaria de Turismo do RN – Setur e viabilizada por meio de verba parlamentar do mandato da deputada federal Natália Bonavides.

 

A turma foi composta por 18 estudantes dos municípios de Assú, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, Macau, Pendências e Porto do Mangue. Todos foram indicados pelas prefeituras, em uma iniciativa que teve como foco promover o desenvolvimento e valorização da atividade turística no interior do RN.

 

O curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac contempla uma carga de 800 horas, e uma metodologia focada em habilitar o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, condução e assistência sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades. A capacitação também forma profissionais para organizar novos roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante e da localidade, ou seja, um profissional que irá atuar diretamente na manutenção e desenvolvimento do segmento turístico.

 

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a indicação do projeto para a premiação nacional ratifica a excelência do ensino profissional oferecido pelo Senac.

 

“Quando firmamos o convênio a Setur RN já sabíamos que, em um curto prazo, entregaríamos àquela região um grupo de profissionais qualificados e atualizados para desempenhar atividade turística com profissionalismo e excelência. A indicação da instrutora para a premiação, além de ser um justo reconhecimento ao trabalho dela, comprova o compromisso do Senac RN em formar profissionais atentos às necessidades do mercado e com uma visão estratégica para investir e desenvolver iniciativas que beneficiam diretamente a atividade econômica do RN”, disse Queiroz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *