Natal foi o único município no RN a ser selecionado.

O Vacinando com Natal, Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS),  Ganha prêmio na 1ª Mostra Nacional ImunizaSUS, durante o 37°Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) 2023, que ocorreu de 16 a 19 deste mês, em Goiânia/GO.

O Projeto ImunizaSUS é uma parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e o Conasems para o fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais e Enfrentamento às Baixas Coberturas Vacinais.

Em todo o Brasil foram selecionados 423 Projetos com experiências exitosas na área da Imunização, destes, 43 foram premiados nacionalmente, sendo o município de Natal o único selecionado no Rio Grande do Norte.

Segundo a secretária adjunta/SMS, representando Natal, Rayanne Araújo, “o município  de Natal se destacou com o Vacinando com Natal em execução desde agosto de 2022, por apresentar números significativos de população vacinada e elevação nos índices de coberturas vacinais em crianças menores de cinco anos de idade, na imunização de rotina do calendário vacinal e de campanhas.

A idealizadora do Projeto e chefe do Núcleo Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos ressaltou que, “com essa grande conquista Natal se fortalece nessa missão que é de todos, em recuperar e manter os níveis de coberturas vacinais necessárias para garantir uma população livre de doenças imunopreveníveis”.

O Congresso que é considerado o maior evento de estratégias para Imunização de todo o país, contou com várias autoridades da saúde pública Nacional e internacional como representantes do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização PNI), OPAS (Organização Panamericana da Saúde), Conasems, Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), dentre outros importantes colaboradores para o fortalecimento do SUS.