Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 23h03 PlantãoPolítica Nenhum comentário

Rafael Motta pede ao MEC construção de creche no campus Natal da UFRN.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Diante da necessária assistência de mães e pais universitários, o deputado federal Rafael Motta (PSB) protocolou uma proposição na Câmara dos Deputados onde pede ao Ministério da Educação a construção de uma creche no campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No documento protocolado, o parlamentar argumenta que “não tendo com quem deixar seus filhos enquanto estão na universidade, mães e pais são obrigados a abandonarem suas graduações, quando não optam por enfrentar rotinas de constrangimentos e preconceito ao levarem seus filhos para a aula”.

Dentro da argumentação apresentada, Rafael Motta cita o caso do professor da UFRN que proibiu uma aluna de assistir às suas aulas porque ela estava acompanhada da filha de cinco anos, sob o argumento de que a presença da criança traz prejuízos à disciplina.

Ainda na proposição, o deputado federal alerta que “sem creche pública na UFRN, sem recursos financeiros suficientes para pagar uma creche particular e sem ter alguém com quem deixar a criança na hora que vai para a universidade, à noite, a aluna tem poucas chances de dar continuidade ao seu curso superior, que está diretamente relacionada a uma mudança de perspectiva de vida, de carreira e de melhor renda financeira”.

A proposição destaca que “a UFRN ampara os alunos nessas condições com o Auxílio Creche, uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 100 direcionado à mãe ou ao pai para pagar a creche da criança enquanto ela ou ele estão na universidade. Atualmente, o programa atende cerca de 120 universitários, contudo, a ajuda é insuficiente e não atende a todos que precisam”.

Para ele, a existência de creche na UFRN aumenta a qualidade de cursos como Pedagogia, Psicologia, Odontologia, Medicina, Enfermagem, Administração, Nutrição dentre outros que podem ser envolvidos na sua administração e cuidados com quem a frequenta.

Rafael Motta ressaltou a importância desse espaço não só para as crianças como para os pais que vão ter uma opção de deixar seus filhos em um local onde estarão seguros e com educação. “A creche na UFRN se faz necessária para o bem-estar das crianças e também dos pais, que assim podem continuar seus cursos da melhor forma”, declarou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *