Crédito Manoel Barbosa/SME.

A Rede Municipal de Ensino de Natal comemora o resultado final do Exame de Seleção 2024, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com a aprovação de 150 estudantes, para os Cursos Técnicos, na modalidade integrada ao Ensino Médio e/ou integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Rede segue avançando no número de aprovados em relação aos anos anteriores, e registra este ano um crescimento de 28% no número de aprovados em relação a 2023.

Situada no bairro Alecrim, a Escola Municipal 4º Centenário é a unidade de ensino com o maior número de aprovados este ano, totalizando 24 aprovações. Já na 2ª colocação, com 17 aprovados, ficou a Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, em 3º lugar, com 15 aprovados, e a Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade. Em 4º lugar ficou a Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar de Souza, com 10 estudantes aprovados.

De um total de 30 escolas que oferecem o 9º ano do Ensino Fundamental, 24 obtiveram aprovação de estudantes. Destaca-se ainda que 38 estudantes conquistaram o 1º lugar, 32 ficaram em 2º lugar e 19 em 3º lugar nos respectivos cursos que se inscreveram. Os candidatos aprovados no IFRN, vão ingressar no 1º semestre deste ano.

O professor de Ciências, Francisco Romerito, da Escola Municipal 4º Centenário, comentou sobre a preparação dos estudantes para a seleção do IFRN. “Esses alunos ao longo do ano tiveram um contato forte com o Projeto Político Pedagógico da escola, com total assistência dos professores, que trabalharam com muita garra e dedicação, em prol de estimular os estudantes ao desenvolvimento das suas potencialidades e aprendizados. Esses estudantes são a base da nossa escola, onde projetamos que eles sejam protagonistas do seu futuro”, disse.

O professor da Escola M. 4º Centenário falou ainda sobre as aprovações. “A intenção da escola é socializar esses momentos e participar da construção de todo o projeto político pedagógico, que é a educação de qualidade. A mensagem que deixo para os meus alunos é que eles conquistem o espaço que eles fizeram valer através da aprovação, que pensem muito alto, e que aproveitem o ensino de qualidade das instituições federais”, destacou Francisco Romerito.

A estudante da Escola Municipal 4º Centenário, Nicoly Emanuely Cardoso de Oliveira, de 15 anos, foi aprovada em 2º lugar para o curso de Multimídia, no Campus Rocas do IFRN. Ela comenta sobre a aprovação. “Estou muito feliz em saber que meu esforço deu resultado. Meus pais e amigos também ficaram super contentes. Meus pais me deram muito apoio ao longo deste ano. É um orgulho muito grande, principalmente, por eu ser aluna de uma escola pública”.

Animada para a nova etapa, a concluinte, comenta com entusiasmo sobre a mudança de ensino. “Minhas expectativas para estudar no IFRN são as melhores possíveis, porém vou guardar com muita gratidão a Escola 4º Centenário nas minhas memórias. A escola que mais fiz amizades, com professores maravilhosos, e que com certeza, vou levar boas lembranças. A mensagem que deixo para os outros estudantes é estudo, muito estudo, foco e disciplina”, reforçou Nicoly de Oliveira.

Entre os aprovados,  ngela Mikaely Silva do Nascimento, de 15 anos, concluinte também da Escola Municipal 4º Centenário. Encerrando uma etapa na vida escolar, iniciará um novo ciclo com a aprovação em 1º lugar para o curso de Multimídia, no Campus Rocas. A estudante comentou sobre o desejo de ir para o Instituto Federal.  “Estou muito feliz e orgulhosa com a minha aprovação no IFRN. É uma grande conquista devido a concorrência alta dos cursos.  Eu tinha essa vontade de ingressar no Instituto e realizar um curso técnico ao mesmo tempo com o Ensino Médio”, declarou a aluna. E complementou: “quanto a minha escola, vou lembrar dos passeios, dos amigos e dos professores com carinho. Tivemos um ano letivo bem legal”.

Deste total de 150 estudantes aprovados no IFRN, 21 estudantes são alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foram aprovados no processo seletivo do PROEJA-IFRN, para o campus Zona Norte. Tiveram aprovações as escolas municipais  Professora Dalva de Oliveira (7 estudantes), Professor José de Andrade Frazão (6 estudantes), Professora Maria Madalena Xavier de Andrade (5 estudantes) e Professor Amadeu Araújo (3 estudantes). “A Rede Municipal de Ensino de Natal obteve 70% de aprovação no PROEJA, visto que dos 30 aprovados na seleção, 20 são estudantes da Rede Municipal”, declarou a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz. Também foram aprovados quatro estudantes da Escola Municipal 4º Centenário, para os cursos da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).

“Gostaríamos de parabenizar imensamente a nossa Rede Municipal de Educação de Natal pela aprovação recorde em relação aos alunos que foram aprovados no IFRN este ano e também 4 aprovados na Escola Agrícola de Jundiaí. Parabenizamos todas as escolas, os estudantes, os professores que se engajaram neste processo. Nossa satisfação também é enorme com a aprovação em 1º lugar de 38 estudantes, com 32 em 2º lugar e em 3º lugar 19 estudantes. Representando uma grande conquista dos professores, dos gestores, do trabalho realizado na SME-Natal e de todos que fazem a Educação de Natal”, ressaltou a secretária de Educação, Cristina Diniz.

Confira lista de aprovados