Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h01 CidadeDestaque Nenhum comentário

RN tem mais de 800 pessoas na fila de espera por doação de órgãos.

No Rio Grande do Norte, o número de pessoas que aguardam transplante se aproxima de 1.000, apesar de ocupar o 4º lugar em doações de órgãos entre os estados do Nordeste. Ao todo, o estado tem 541 pessoas à espera por córneas, 309 para rins, 20 para medula óssea, e duas pessoas para coração.

Segundo a Secretaria de Saúde Pública, é fundamental que cada cidadão que deseja ser doador informe seus familiares, pois a autorização deles é essencial para que a doação seja realizada.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Rogéria Medeiros, destaca que a fila de espera depende diretamente da doação. Em 2022, foram realizados 133 transplantes de córneas, 160 de medula óssea, 2 de coração e 36 doações de múltiplos órgãos, mas o estado precisa de mais doadores. “Ser um doador é um gesto de amor e respeito à vida”, conclui Medeiros.

A doação de órgãos é uma atitude que pode salvar vidas, e informar seus familiares sobre o desejo de ser doador é fundamental para que a doação seja realizada. Ao doar órgãos, você pode ser a esperança de uma pessoa que aguarda por um transplante, e assim, contribuir para um mundo com mais vida e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *