Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito da Foto/Thércio Leite.

Evento celebra parcerias com UFRN e IMD, para inovações na gestão de processos e atendimentos em Saúde

Em busca da modernização dos processos de gestão, a Secretaria de Estado da Saúde Pública assinou convênios com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Metrópole Digital (IMD), nesta terça-feira (07), no IMD. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, do reitor da UFRN, José Daniel Melo, do diretor da Funpec, André Maitelli, e do diretor do IMD, Ivonildo Rêgo.

“Uma das minhas diretrizes ao assumir a gestão foi buscar institutos que pudessem ser parceiros na área da Saúde. Começamos por adotar o sistema de informação da Universidade e queremos avançar cada vez mais. No campo da inovação e da tecnologia, já temos um avanço, quando olhamos para trás. Desenvolvemos parcerias em vários sistemas para modernizar processos e salas de situação. Essa modernização da gestão fornece importantes subsídios para a tomada de decisões na saúde pública. Estamos na era da saúde digital e queremos deixar esse avanço como legado para a próxima gestão”, ressaltou Cipriano Maia.

Na solenidade foram lançados dois convênios, além de ter sido realizado o pré-lançamento de um terceiro convênio. O primeiro é intitulado “Modernização e Inovação na Gestão de Processos, Contratos e Estoque do Hospital Geral Dr. João Machado, com uso de Ferramentas BPM e a Metodologia MCDA”. O objetivo é aplicar metodologias com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais complexos. Esse convênio foi celebrado entre a UFRN (especificamente o curso de Engenharia de Produção) e a Sesap.

O outro convênio lançado intitula-se “Desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação para o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto – CRI/CRA, Policlínica Regional de Caicó, SAD e no Hemonorte do estado do Rio Grande do Norte”. A finalidade é implantar o sistema de gestão de Serviços de Saúde (SIGSAUDE), bem como o desenvolvimento de customizações, novos módulos e novos prontuários de atendimento especializado, para atender todas as demandas de assistência em saúde à população do Rio Grande do Norte. A parceria nesse caso se dá entre a Sesap e o Instituto Metrópole Digital – IMD, vinculado à UFRN.

Houve, ainda, o pré-lançamento de um convênio entre a Sesap e a UFRN (também com o curso de Engenharia de Produção), para beneficiar os fluxos da Unicat, na mesma perspectiva do convênio de ferramentas BPM e metodologia MCDA.

“Cada uma dessas iniciativas merece nossa atenção cuidadosa. A melhoria de governança tem sido nosso foco. As ferramentas de tecnologia auxiliam a trazer ganhos para a sociedade e todo o Brasil. É uma alegria para nós porque cumpre com a missão de levar ciência para a sociedade e a Sesap é um dos principais parceiros atualmente. Agradeço a Sesap pela confiança na Universidade e parabenizo pela postura de fazer cada vez melhor. Agradeço também ao corpo docente e aos estudantes por toda essa brilhante caminhada, bem como à Funcern, que nos apoia”, falou o Reitor da UFRN professor José Daniel Diniz.

Na ocasião, o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, também enfatizou a importância da parceria com a Sesap: “essa parceria tem colhido bons resultados. A Universidade tem na sua missão transformar o conhecimento nela produzido, bem como gerar melhoria no serviço público. Temos hoje um parque tecnológico com mais de 2 mil empregos e um desejo de ir além, avançar mais e mais e colher os frutos já plantados até então”.

O fortalecimento do SUS no estado foi destacado pela coordenadora da Coadi, Patricia Ferro: “a concretização dos convênios hoje assinados traz ganhos para a economicidade na gestão pública, a eficiência, a sustentabilidade, com a imensa redução de papéis, água, transportes e combustíveis, que os modelos antigos nos faziam custear. Possibilita o acesso ao SUS de forma mais célere e transparente, fortalecendo a Saúde Pública”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *