Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Coronel Francisco Araújo, secretário da Segurança Pública.

Secretaria da Segurança Pública divulga balanço sobre ocorrências no primeiro turno das eleições de 2022

Com apenas 11 ocorrências do dia 30 de setembro até o final da tarde deste domingo (02), o pleito de 2022 para escolha de oito deputados federais, 24 deputados estaduais, senador, governador e presidente da República foi considerado “tranquilo e pacífico” pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte.

Do total de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual e enviadas para a Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex), três foram por boca de urna; três por transporte ilegal de eleitor; duas por uso de celular, o que configura violação do sigilo do voto; duas por propaganda irregular e uma por compra de voto. O balanço é parcial. A Sesed ainda vai divulgar um novo boletim com os números definitivos de ocorrências.

“Consideramos que a Operação Eleições 2022 foi tranquila e pacífica neste ano. Este é o momento para ressaltar o empenho, o esforço e a abnegação dos agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte na primeira eleição sem a participação operacional das forças armadas. De forma integrada com forças federais e municipais, o efetivo estadual cumpriu seu objetivo principal de manter a ordem pública em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte durante o pleito eleitoral”, destacou o coronel Francisco Araújo, secretário da Segurança Pública.

O sistema de segurança no Rio Grande do Norte teve a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, das guardas municipais e do Corpo de Bombeiros Militar. As guardas de 39 municípios e os bombeiros atuaram como guardiões das urnas eletrônicas.

De acordo com a Sesed, cerca de 10 mil servidores do sistema de segurança pública foram mobilizados para garantir a ordem nas eleições deste ano no RN. “A Polícia Militar executou com sucesso o planejamento da ”Operação Eleições 2022″, com uma atuação contínua e integrada com as demais forças de segurança do Estado, garantindo a segurança e a tranquilidade em todos os municípios potiguares”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.

Ele informou que a decisão da Justiça que suspendeu parte da portaria do governo do Estado que tratava da Lei Seca no dia da votação não alterou o planejamento das forças de segurança. “Não houve embaraços ou prejuízos por isso.”

O planejamento, assegurou Alarico, foi feito levando em conta várias fases do processo, entre eles o pós-votação. “Estamos com o policiamento nas ruas para coibir conflitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *