Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h07 PlantãoPolítica Nenhum comentário

Crédito Eduardo Maia/Assembleia Legislativa RN.

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (12), através de Sessão Solene, a entrega de título honorífico de cidadão Norte-Rio-Grandense a Romildo Pereira Pires, mais conhecido como instrutor Pires. A cerimônia contou com a presença da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) e do deputado federal Sargento Gonçalves, além de representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, do Tribunal de Justiça do Estado e do 3º Distrito Naval.

“É com grande honra e satisfação que nos reunimos aqui hoje nesta sessão para conceder o título de cidadão Norte-Rio-Grandense ao ilustre amigo e irmão, instrutor Pires. Este é um momento especial, em que reconhecemos e valorizamos os indivíduos que com seu trabalho árduo, dedicação e competência contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento da nossa sociedade”, ressaltou o ex-deputado Subtenente Eliabe, propositor da homenagem, que foi mediada pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PL).

Para o Subtenente Eliabe, o instrutor Pires é uma figura de destaque no Estado do RN, com uma trajetória profissional marcada por sua atuação exemplar na área da Segurança Pública.

“Desde a sua chegada a esta terra, em 1986, ele tem se destacado como um dos instrutores mais conceituados do Rio Grande do Norte, à frente do renomado clube de tiro ‘Caveira’. Sua jornada teve início na Força Aérea Brasileira, onde teve seu primeiro contato com as armas de fogo. A partir daí, ele demonstrou uma notável habilidade na Segurança, enveredando pelo segmento da segurança pessoal e privada em São Paulo, onde trabalhou como instrutor internacional de treinamento avançado”, acrescentou.

Eliabe disse também que, ao longo dos mais de vinte anos de atuação, Romildo Pires acumulou vasta experiência e conhecimento, através de diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento, em diferentes partes do mundo.

“Dentre eles, os principais são ‘Proteção Executiva’, ‘Táticas de Tiro’, ‘Técnicas Israelenses Antissequestro’, ‘Proteção de Executivos Avançada’ e ‘Instrutor de Armamento e Tiro’”, elencou.

O ex-deputado Eliabe mencionou ainda a relevância do instrutor Pires para as forças policiais do RN.

“Ele se tornou o primeiro instrutor civil a treinar policiais civis e militares, incluindo as Forças Especiais. Portanto, sua contribuição para o aprimoramento desses profissionais e o fortalecimento da Segurança no nosso Estado é inestimável. Além disso, como presidente do clube de tiro ‘Caveiras’, em Natal, sua liderança e comprometimento têm sido fundamentais para conscientizar sobre a importância da segurança e da responsabilidade no manuseio das armas de fogo. Dessa forma, o título de cidadão norte-rio-grandense é uma maneira de reconhecer seus méritos e seu papel fundamental na promoção da Segurança e na formação de profissionais qualificados em nosso Estado”, finalizou.

Na sequência, Romildo Pires agradeceu a homenagem e iniciou seu discurso contando um pouco da sua história, desde a sua saída no Rio de Janeiro até a chegada ao Rio Grande do Norte, falando sobre os locais em que já trabalhou, sempre agradecendo aos amigos e colegas de trabalho que o apoiaram.

“Eu me lembro, como se fosse hoje, quando eu tive a oportunidade de conhecer o primeiro clube de tiro, que foi o ‘Atitude’. Lá eu tive a chance de mostrar meus conhecimentos e levar meus amigos policiais para treinar, pois não basta só ter o equipamento, é importante que se tenha a maneabilidade com ele, porque uma munição, se você não tiver responsabilidade, pode ferir ou matar alguém, fora do cenário. Daí veio a minha preocupação de formar uma equipe”, enfatizou.

Em seguida, o instrutor Pires falou da sua vida familiar, com sua esposa e filha. “Graças a Deus eu tenho o meu amor, essa esposa maravilhosa ao meu lado, junto com a minha filha, Violeta. Depois delas, tudo ficou diferente. Eu saí da música noturna e comecei a direcionar minha voz a Deus. Então veio a oportunidade para todos nós. Quando minha filha tinha um mês de nascida, fui convidado a ir para a Alemanha, pela ‘Academia Internacional de Guarda Costas’. De lá, nós fomos para Suíça e Áustria, ministrando um treinamento voltado à proteção de pessoas no módulo internacional. E isso tudo foi muito bom para o meu crescimento pessoal e profissional”, contou.

A respeito das instituições em que já ministrou seus treinamentos, Romildo Pires elencou Força Aérea, Exército, Marinha, Batalhão de Choque e BOPE.

“Nós ajudamos os colegas da Aeronáutica a sacar o equipamento e carregá-lo em menos de 1 segundo, até efetuar o disparo. Nem eles acreditavam que era possível, mas foi, com muito trabalho e dedicação. E lá no BOPE, nós participamos de um dia do curso deles, que já estava no 72º, e o pessoal nos deu um feedback muito positivo, que fez muita diferença para a gente”, detalhou.

Concluindo seu discurso, o instrutor Pires reforçou a importância do trabalho em equipe e do suporte da sua família e amigos para o seu sucesso profissional.

“Eu posso dizer que sem minha família e os amigos aqui presentes, eu não chegaria aonde cheguei, pois uma andorinha só não faz verão. Então, eu agradeço a todos por estarem aqui, recebendo comigo este título de cidadão norte-rio-grandense”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *