Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h07 DestaquePolítica Nenhum comentário

Crédito João Gilberto/Assembleia Legislativa RN.

Na tarde desta terça-feira (11), o Legislativo Potiguar prestou homenagens pelos 150 anos do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, Alberto Santos Dumont. Proposta pelo deputado estadual Taveira Júnior (União), a Sessão Solene contou com a presença de representantes do alto escalão da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de membros do Executivo estadual e do Legislativo municipal da capital.

No início do seu discurso, Taveira Júnior agradeceu a presença de todos e se disse honrado por ser o propositor da homenagem ao Pai da Aviação, na Casa Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Hoje a Assembleia Legislativa dedica esta cerimônia aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, um aeronauta, autodidata e inventor, nascido em 20 de julho de 1873. Para todos nós, o ano de 2023 reveste-se de um significado singular, pois está sendo consagrado o sesquicentenário deste ilustre brasileiro”, destacou.

Em seguida, o parlamentar contou um pouco da história de Alberto Santos Dumont e frisou sua contribuição para o progresso da Humanidade.

“Há 150 anos nascia no interior de Minas Gerais um dos maiores inventores do País, considerado um dos propulsores da aviação e da criação de aeronaves no mundo. A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação são fontes de inspiração em várias regiões do mundo. Suas inovações e contribuições são celebradas até hoje. A História é testemunha inquestionável do legado deixado por ele à Humanidade”, enfatizou.

Taveira Júnior ressaltou ainda o desejo que o homem sempre nutriu de poder voar como as aves.

“E foi assim, observando as aves, que um longo sonho foi transformado em realidade, quando Alberto Santos Dumont tornou possível, ainda no início do Século XX, a dirigibilidade dos engenhos aéreos e a realização do voo com um aparelho mais pesado que o ar”, acrescentou.

Por fim, o deputado falou do sentimento de gratidão que pessoas do mundo inteiro têm pelas realizações do Patrono da Aeronáutica brasileira.

“Hoje, toda a humanidade agradece a Santos Dumont pela inestimável contribuição dos seus feitos para o mundo moderno, os quais somente se tornaram possíveis em virtude da obstinação desse notório brasileiro, que sempre se manteve fiel à sua crença de que um dia o homem haveria de voar”, concluiu.

Na sequência, falando em nome das autoridades presentes à cerimônia, o comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, também rendeu suas homenagens ao Pai da Aviação.

“Hoje estamos reunidos para celebrar o sesquicentenário e o legado de um grande visionário e pioneiro, Alberto Santos Dumont. É uma grande honra estar aqui e ter a oportunidade de compartilhar com os senhores alguns dos feitos extraordinários e valores que continuam a nos inspirar até os dias de hoje”, iniciou.

Segundo o Brigadeiro do Ar Cólen, desde jovem Alberto Santos Dumont demonstrou uma curiosidade inata, um espírito aventureiro e um olhar voltado para o céu.

“Ele dedicou a sua vida a um sonho aparentemente impossível, que era voar. Sua busca incansável pelo voo humano o levou a alcançar marcos que mudaram para sempre a forma como interagimos com o mundo. Assim, em 23 de outubro de 1906, nas proximidades de Paris, diante de uma multidão incrédula, ele alcançou um feito histórico ao voar com o seu ‘14 Bis’, aeronave de fabricação própria, movida a gasolina”, detalhou.

O Brigadeiro do Ar disse ainda que o voo percorreu uma distância de 60 metros, a qual é curta para os dias de hoje, “mas naquela época foi um feito heroico”.

“Foi um momento verdadeiramente histórico, pois Santos Dumont foi o primeiro ser humano a realizar um voo controlado e motorizado, usando uma aeronave mais pesada que o ar, tornando-se o Pai da Aviação”, frisou.

Ainda de acordo com o comandante da BANT, os feitos do Patrono da Aeronáutica brasileira não pararam por aí.

“Ele foi responsável pela construção de vários outros modelos de aeronaves, incluindo o ‘Demoiselle’, um pequeno avião monoplano que se destacou pela sua simplicidade e eficiência. Seu trabalho fundamental para o desenvolvimento da aviação abriu caminho para os aviões modernos que conhecemos”, complementou.

Além das realizações técnicas de Santos Dumont, o Brigadeiro Cólen enalteceu também seu legado de valores.

“Ele era conhecido pela sua humildade, perseverança e espírito inovador. Nunca desistiu dos seus sonhos, mesmo diante de desafios e fracassos. Sua dedicação incansável e sua busca constante por excelência inspiram todos nós a seguir nossas paixões e a superar os obstáculos que encontramos em nossas vidas”, disse.

Por fim, o comandante lembrou que Santos Dumont acreditava que a tecnologia deveria ser usada para o bem da humanidade e que ele estava sempre em busca de tornar o mundo um lugar melhor.

“Sua paixão pela aviação estava enraizada na ideia de que o voo poderia encurtar distancias, unir pessoas e promover a paz. Ele era um humanista que acreditava no poder da Ciência e da inovação para transformar a sociedade. Um exemplo notável da sua personalidade foi a sua recusa em patentear suas criações, permitindo que outros pudessem desenvolver mais ainda a aviação. Ele sonhava com um mundo onde o acesso ao voo não fosse restrito apenas aos privilegiados. Portanto, hoje honramos a memória de Santos Dumont, não apenas pelas suas invenções, mas também pelo exemplo de indivíduo que colocou sua criatividade, coragem, perseverança e visão a serviço da Humanidade. Que o seu legado continue a nos inspirar a explorar novos horizontes, a superar limites e a construir um mundo melhor para as gerações futuras”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *