Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h09 CidadePlantão Nenhum comentário

SETHAS inicia capacitação de instrutores do Cadastro Único.

Objetivo é qualificar equipes municipais para realização da busca ativa dentro do PROCAD-SUAS

A SETHAS iniciou hoje e estende até sexta-feira (29/09) a primeira etapa territorial de Capacitação de Instrutores para Formação de Entrevistadores do Cadastro Único do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do RN. O evento é realizado no Hotel Monza, em Natal, e se estenderá até novembro cobrindo todos os 167 municípios do estado com capacitações territoriais

De acordo com a titular da SETHAS, Iris Oliveira, com a capacitação o estado desenvolve, fortalece e amplia as ações do PROCAD–SUAS (Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social) no Rio Grande do Norte.

O principal objetivo é qualificar as equipes do Cadastro Único e fazer a busca ativa para inclusão de povos e comunidades tradicionais, os GPTEs (Grupos Tradicionais e Específicos) no CadÚnico e atualização cadastral das famílias em averiguação.

Iris Oliveira também destaca que a capacitação faz parte da formação contínua dos instrutores, por parte do governo do estado, para o atendimento qualificado às famílias em situação de vulnerabilidade no Cadastro Único. Nesta primeira etapa, a Capacitação cobre os territórios de cidadania Terras Potiguares, Sertão do Apodi e Mato Grande.

A qualificação dos dados inseridos no Cadastro Único, sintetizou a secretária, impacta diretamente nas ações do SUAS, de forma a demandar a capacitação de entrevistadores para coleta das informações das famílias a serem inseridas e/ou atualizadas no Cadastro Único.

Os instrutores, posteriormente, irão multiplicar a capacitação para Entrevistadores do Cadastro Único de seus respectivos municípios.
Cada etapa territorial terá de 40h trabalhadas com metodologias de multiplicação do conteúdo, bem como o alinhamento dos conceitos do Cadastro Único.

Em todas as etapas, até novembro, as aulas serão realizadas de segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, nos dez territórios de cidadania, em uma parceria da SETHAS com as Secretarias municipais de Assistência Social e municípios-sedes que estão disponibilizando a estrutura física e apoio logístico para realização das turmas.

Calendário:

– 25 a 29 de setembro/Terras Potiguares, Sertão do Apodi, Mato Grande – município sede Natal;
– 06 a 10 de novembro/Sertão do Apodi e Alto Oeste – município sede Caraúbas;
– 20 a 24 de novembro/ Assú-Mossoró, Sertão Central Cabugi e Litoral Norte – município sede Mossoró;
– 20 a 24 de novembro/Trairi e Potengi – município sede Santa Cruz;
– 27 de novembro a 01 de dezembro/Seridó – município sede Currais Novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *