Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Ney Douglas/Prefeitura Parnamirim.

Hoje muitos são os aplicativos que ajudam a população em geral. Muitos são criados para marketing, outros para vendas, mas também exitem aqueles aplicativos que podem salvar vidas e evitar a propagação de doenças transmitidas por animais. Ontem (20), no auditório Clênio José foi apresentado para os servidores da Defesa Civil, Selin, Semsur, SESAP ( Secretaria Estadual de Saúde),Departamento de Vigilância, Vigilância Ambiental, Vigilância de Zoonoses, um novo aplicativo adquirido pelo governo do Estado, o SISS_GEO Sistema de Informação em Saúde Silvestre.

O SISS_GEO é desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre, com o apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica. É gratuito, disponível em smartphones e na web, para o monitoramento da saúde dos animais silvestres em ambientes naturais, rurais e urbanos que dá apoio nas investigações das ocorrências de agentes causadores de doenças, como agentes infecciosos, que podem acometer pessoas e animais. Como instrumento de ciência-cidadã torna possível, a partir de registros realizados por cidadãos comuns, profissionais de saúde, meio ambiente, pesquisadores e especialistas em vida silvestre, agir para a prevenção e controle de zoonoses e a conservação da biodiversidade brasileira.

A população em geral pode e deve ajudar alimentar esses dados na qual podemos nos prevenir de futuros surtos de doenças e evitar até mortes de pessoas com doenças que possam ser transmitidas através de animais.

A coordenadora de Zoonoses Elaine Michele falou que é importante que os agentes aprendam como usar essa nova ferramenta, pois são eles que identificam onde estão a presença desses animais, mapeando. “A partir de agora também podemos saber em que área existem esses transmissores e quem são eles e colocar em uma ferramenta que vai mapear e ajudar a identificá-los,. Assim saberemos qual ação que teremos que fazer a partir daquele momento com a população. E, as pessoas têm que saber a importância que essa plataforma exerce para todos nós”, disse.

Michele de Medeiros, médica veterinária, veio apresentar essa nova ferramenta e falou que esse aplicativo pode ser baixado em qualquer celular e que funciona mesmo para quem não tem internet ‘off-line”, no momento que você está fazendo o registro em tempo real e principalmente para aquelas pessoas que moram em área rural, onde a internet é mais difícil. “Um dos objetivos dessa ferramenta também é aproximar a população dos serviços de saúde, recebendo mais informação do que está acontecendo caso esteja tendo uma situação adversa com os animais daquela área”, disse.

A bióloga Cintia de Souza lembra as pessoas que irão usar esse aplicativo, de que quando forem fazer o registro não tocar no animal. Quando for baixar o aplicativo deixe um telefone para contato para a equipe saber melhor a localização “a coleta e o manejo correto de pegar o animal ficam por conta da equipe que será deslocada para o local, pois caso o animal esteja acometido por alguma doença a pessoa não será colocada em risco “, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *