Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h04 CidadePlantão Nenhum comentário

SMS Natal discute Manejo de Sífilis na Atenção Primária.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) promove em parceria com a Unifacex, a “Jornada de Atualização em Manejo de Sífilis na Atenção Primária à Saúde”, que inicia nesta terça-feira (11), a partir das 14h, na Unifacex, que fica na Avenida Deodoro da Fonseca, 540, Petrópolis. O evento segue nos dias 18 e 24, à tarde.

O debate acontece em torno dos blocos: Sífilis Adquirida; Sífilis na Gestante; e, Sífilis Congênita e Criança Exposta à Sífilis Materna. O encontro conta com os palestrantes da UFRN e da Rede Municipal de Saúde.

“O objetivo maior dessa Jornada é atualizar Médicos e Enfermeiros sobre o manejo da Sífilis na Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Natal, que é a principal porta de entrada do usuário do SUS e, assim fortalecer o reconhecimento e tratamento precoce dessa doença, de modo a reduzir os riscos de transmissão e avanço de casos”, destacou a secretária adjunta, Rayanne Araújo/SMS.

A Jornada é dirigida a todos Médicos e Enfermeiros da Atenção Primária e alguns profissionais de outras áreas com interface ao atendimento de pacientes com Sífilis, como equipes de maternidades, laboratórios e da vigilância epidemiológica.

Segundo a coordenadora do DAB, Médica, Infectologista, Rosângela Morais, a Jornada é de grande importância na saúde pela necessidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais da atenção e da gestão, que deve ser constante. “A troca de experiência entre as equipes, também é algo muito positivo, onde todos os envolvidos com a assistência poderão dar as suas contribuições para o realinhamento das ações e dos processos de trabalho”, afirmou.

A Jornada está com as inscrições abertas pelo link de inscrição: https://forms.gle/eBw4YpuChEZxug2r6

PROGRAMAÇÃO

Bloco I – SÍFILIS ADQUIRIDA

Data: 11/04/2023

14h – Abertura.

14h10 – Epidemiologia local e nacional da sífilis adquirida (Natal/RN/Brasil). Palestrante: Melka Torquato Nogueira (Enfermeira).

14h30 – Etiologia, transmissão e quadro clínico. Palestrante: Dr. Luiz Alberto C. Marinho (Infectologista).

15h – Diagnóstico laboratorial. Palestrante: Luiz Aberto C. Marinho (Infectologista).

15h30 – Tratamento, seguimento, controle de cura e prevenção das parcerias sexuais. Palestrante: Dr. Luiz Aberto C. Marinho (Infectologista).

16h – Uso de ferramenta tecnológica para a gestão de casos de sífilis: Salus 2.0 e Módulo Pré-natal. Palestrante: André Noronha (Farmacêutico).

16h30 – Discussão.

17h – Encerramento.

Bloco II – SÍFILIS NA GESTANTE

Data: 18/04/2023

14h – Abertura.

14h10 – Epidemiologia local e nacional da sífilis na gestante (Natal/RN/Brasil). Palestrante: Melka Torquato Nogueira (Enfermeira).

14h30 – Pré-natal na APS: como tratar e monitorar a gestante? Como evitar a reinfecção durante a gestação? Palestrante: Magnólia Gonzaga (Enfermeira).

15h – Pré-natal do homem: nível de adesão, limitações e resultados. Palestrante: Magnólia Gonzaga (Enfermeira).

15h30 – Diagnóstico e manejo da gestante na maternidade.

16h – Qual a importância da alergia à penicilina no tratamento das gestantes?O que fazer para reduzir os riscos de reações alérgicas mais graves? Palestrante: Fernando B. Suassuna (Alergologista/Infectologista).

16h15 – Dessensibilização: indicação, onde e como fazer? É necessário estabelecer uma rotina? Palestrante: Fernando B. Suassuna (Alergologista/Infectologista) 16h30 – Discussão.

17h – Encerramento.

Bloco III – SÍFILIS CONGÊNITA E CRIANÇA EXPOSTA À SÍFILIS MATERNA

Data: 25/04/2023

14h – Abertura.

14h10 – Epidemiologia local e nacional da sífilis congênita (Natal/RN/Brasil). Palestrantes: Karen Kaline dos Santos Teixeira (Farmacêutica). Melka Torquato Nogueira (Enfermeira).

14h30 – Manifestações clínicas e diagnóstico laboratorial da sífilis congênita. Palestrante: Nívia Maria Rodrigues Arraes (Neonatologista).

15h – Tratamento da sífilis congênita e seguimento ambulatorial das crianças expostas à sífilis e/ou com sífilis congênita. Palestrante: Mylena Taíse A L Bezerra (Pediatra/Infectologista).

15h30 – Uso da Penicilina na Atenção Primária: apresentações, reconstituição, conservação e fluxo de dispensação. Palestrante: Gabriel de Sousa Oliveira (Farmacêutico).

16h – Certificação de eliminação da transmissão vertical de sífilis e selos de boas práticas. Palestrante: Rosângela Morais (Infectologista).

16h30 – Discussão.

17h – Encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *