Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 11h03 DestaqueTurismo Nenhum comentário

Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso são destinos premiados na ITB Berlim.

Municípios atendidos pelo Programa DEL Turismo, do Sistema Fecomércio RN, são premiados pela Green Destinations

Na noite desta quarta-feira, 6, a ITB Berlin foi palco, pelo décimo ano consecutivo, do Green Destination Story Awards. A premiação anual da fundação holandesa Green Destinations reconhece as Histórias de Boas Práticas mais inspiradoras entre os destinos premiados pelo Top 100 Stories 2023.

Tibau do Sul – Praia de Pipa colocou o Brasil no topo do ranking global das práticas turísticas responsáveis ao ganhar na categoria “Comunidades Prósperas,” com a história “O sorriso das ostras” sobre a APROOSTRAS – Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte, que se dedica ao cultivo e comercialização de ostras orgânicas.

O município foi representado pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, uma vez que a entidade é responsável pela execução do DEL Turismo, por meio do Senac.

A secretária Estadual de Turismo do RN, Solange Portela, a secretária municipal de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares, o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, o diretor de Educação Profissional, Leandro Trigueiro, os presidentes da Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto, e Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, que integram a comitiva que participa do evento, também prestigiaram a premiação.

Destinos do RN recebem certificação internacional

A noite ainda contou com a entrega da Certificação de Gestão Sustentável. Neste ano, quatro destinos brasileiros, todos integrantes do Programa DEL Turismo, foram premiados com certificados de gestão sustentável nas categorias Prata e Bronze.

Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, que renovaram a certificação, levaram prata e bronze, respectivamente. Além deles, Fernando de Noronha, em Pernambuco, na categoria Bronze; e Rota do Enxaimel, em Santa Cantarina, na categoria Prata.

O arquipélago pernambucano está implementando o DEL por meio de cooperação técnica entre as Federações do Comércio do RN e PE.

Estes municípios, com o apoio do Programa DEL Turismo, lideram esforços para estruturar políticas mais sustentáveis e inclusivas, mobilizando setores público, privado e comunidades locais.

A certificação, válida por até dois anos, reforça o compromisso dos destinos brasileiros com o desenvolvimento sustentável, abrangendo temas cruciais como Gestão de Destino, Natureza e Paisagem, Meio Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade. O programa de certificação Green Destinations segue diretrizes internacionais de gestão de sustentabilidade e é reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Os municípios passaram por uma minuciosa auditoria em 84 critérios para obterem o Certificado Green Destinations, tornando o desenvolvimento sustentável uma realidade palpável e mensurável.

Marcelo Queiroz destacou que a Green Destinations tem sido uma importante parceira no processo de consolidação dos destinos sustentáveis no Brasil e,

notadamente, no Rio Grande do Norte. “Podemos verificar claramente a importância desta certificação no processo de trabalho do Programa DEL Turismo. É uma chancela externa, de uma entidade reconhecida mundialmente. A nossa atuação tem sido perene e muito bem fundamentada, com um foco muito grande no equilíbrio dos pilares ambiental, social e econômico. Com essa parceria, todos ganham. Somos testemunhas dos resultados no Rio Grande do Norte e sabemos o quanto esse posicionamento é importante para os destinos e empresas brasileiras”, afirmou.

O que é o Programa DEL Turismo?

O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.

O programa DEL Turismo tem parceria do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA).

O que é Green Destinations?

Criada na Holanda, em 2014, a Fundação Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que ajuda destinos, seus negócios e comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. Hoje, a Green Destinations oferece diversos serviços e produtos para destinos e empresas ao redor do mundo, sendo eles: o Programa de Certificação para destinos e empresas do ramo de turismo; o concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis; e o programa de suporte e apoio, que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos e treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *