Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h08 CidadeDestaque Nenhum comentário

Turma do Lídercoop participa de intercâmbio técnico na Paraíba.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Com o intuito de conhecer experiências e pesquisas sobre a palma forrageira e criação de galinhas e ovos caipiras, os jovens que integram o Programa de Formação de Novas Lideranças para o Cooperativismo – Lídercoop, participaram de um intercâmbio técnico com visitas ao Instituto Nacional do Semiárido – INSA e na Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar – COPAF.

Visita ao viveiro de mudas da estação experimental do INSA:

Na Estação Experimental do INSA, em Campina Grande/PB, os jovens puderam acompanhar as técnicas de conservação da palma forrageira e de outras espécies de leguminosas nativas e adaptadas, através de tecnologias sociais, visando o combate a fome dos animais durante o período de estiagem.

Durante a visita os participantes conheceram e trocaram experiências sobre restauração da palma forrageira resistente à cochonilha do carmim em áreas já desmatadas para sua restauração produtiva, bancos de proteínas com leguminosas arbóreas e bancos de sementes florestais e produção de mudas de essências florestais da caatinga.

Além disso, os jovens líderes conheceram o plantio de palma consorciado com outras espécies de forrageiras nativas e adaptadas, constituindo formas de utilização conjunta para a produção de uso múltiplo integrando práticas agrícolas, silvicultura e pastoreio.

VISITA À COPAF

Com sede no município de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB, a Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar – COPAF possui abrangência estadual, tendo em seu quadro de cooperados agricultores/as familiares e associações comunitárias e cooperativas, situadas em 22 municípios do estado da Paraíba.

A cooperativa foi criada a partir de uma associação de agricultores familiares, formada no ano de 2005, que se organizaram no intuito de buscar soluções para as dificuldades existentes, como o baixo índice pluviométrico; as chuvas irregulares e mal distribuídas; os longos períodos de estiagem; a baixa capacidade de produção de forragens e as pequenas propriedades, na grande maioria com áreas entre 0,5 e 4,0 hectares, além das dificuldades para continuar produzindo de forma agroecológica; agregar qualidade; obter mais lucratividade e comercializar de forma justa os seus produtos, principalmente os alimentares.

Na Copaf, os jovens acompanharam todo o manejo para criação de galinhas caipiras para a produção de carne e ovos caipiras. “Nesses intercâmbios podemos identificar práticas inovadoras (familiares ou/e coletivas) de base agroecológica para convivência com a semiaridez e de combate à desertificação, bem como valorizar as experiências e conhecimentos acumulados pelos agricultores experimentadores e familiares”, afirmou o Coordenador do Núcleo de Representação Cooperativista do Seridó, Vanderli Araújo.

A turma do Lídercoop também foi acompanhada pelo Representante do Ramo Agropecuário junto à OCERN, Joseilson Medeiros. “Consideramos como muito positivo o intercâmbio, pois nos possibilita conhecer experiências exitosas que podem ser replicadas em nossas cooperativas e comunidades. Vimos que os agricultores e as agricultoras possuem potencialidades próprias em matéria de geração de técnicas simples e adaptadas às suas condições econômicas, possuem também potencialidades de aprendizagem, habilidades e sabem que podem contribuir para adaptação de técnicas existentes”, destacou Joseilson.

SOBRE O PROGRAMA

O Lídercoop é uma iniciativa que parte de um Projeto Estruturador da Formação Profissional do SESCOOP/RN com objetivo de oportunizar conhecimentos para atuação como novas lideranças cooperativistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *