Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h11 PlantãoPolítica Nenhum comentário

Crédito João Gilberto/ALRN.

Presente em Fortaleza/CE, onde vem participando da programação da 26° Conferência da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), que acontece de hoje (8) à sexta-feira (10) na capital cearense, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) oficializou parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) com o objetivo de disponibilizar a ferramenta Legis Vídeos às tvs legislativas associadas à entidade. O sistema, desenvolvido pela equipe de Gestão Tecnológica do Parlamento potiguar, consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzido pelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares.

Representando a ALRN durante o evento, o diretor-geral da Casa, Augusto Viveiros, assinou o convênio que legitima a parceria e destacou a importância da iniciativa. “A Assembleia Legislativa do RN há muito se tornou referência nacional em gestão moderna e eficiente, tendo iniciado esse valoroso trabalho a partir do apoio incondicional do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, aos seus setores e servidores, valorizando sempre a prata da Casa. A parceria agora firmada espelha o que somos hoje: uma Casa transparente e democrática, sempre disposta a compartilhar e contribuir com o fortalecimento do Poder Legislativo em todas as suas esferas”, disse Viveiros.

Também presente na Unale, o diretor de gestão tecnológica da ALRN, Mario Sérgio Gurgel, enalteceu a ferramenta e a nova parceria firmada. “O Legis Video é uma aplicação poderosa que se configura como um acervo digital de todo o conteúdo produzido pelas TVs Legislativas, arquivando e disponibilizando o acesso rápido e fácil aos usuários – e o melhor de tudo, desenvolvido por uma talentosa equipe técnica da própria ALRN”, destacou Mario.

O gerente da TV Assembleia do Rio Grande do Norte e membro da diretoria da Astral, Gerson de Castro, explica que a ferramenta surgiu da necessidade de construir uma “biblioteca digital” contemplando o material produzido pela emissora, democratizando e facilitando o acesso ao seu acervo.”O Legis Video disponibiliza ao público os vídeos das sessões e reuniões parlamentares transmitidas pela TV Assembleia, com campos de busca e filtros, permitindo, inclusive, edição e recorte. Não há uma só Casa Legislativa que não se apaixone pela aplicação. Trata-se de um sistema fantástico que precisa ser compartilhado com todas as emissoras legislativas do País”, pontuou o jornalista.

Além da assinatura do convênio, o painel da Astral na Unale debateu ainda o tema “Rede Legislativa de Rádio e TV”, apontando para o futuro das emissoras legislativas nos próximos anos. “As TVs vêm se modernizando. Superada a implantação da TV digital, vem aí agora a ‘TV do futuro’, totalmente integrada à internet e que irá permitir total interação com o telespectador”, comentou Gerson de Castro.

26° Conferência Nacional da Unale

Com um histórico de 26 edições já realizadas, em mais de 18 estados, a Conferência Nacional da Unale é um grandioso fórum de discussões e troca de conhecimentos, a nível nacional e internacional, que foca no fortalecimento da democracia e no aperfeiçoamento das ações do Poder Legislativo Estadual, tratando temas relevantes para todo o Parlamento.

Com o tema “Prerrogativas Parlamentares”, a 26ª edição acontece de 8 a 10 de novembro em Fortaleza, no estado do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *