Unidade de Saúde Guarapes realiza ação em alusão ao Setembro Dourado.

Nesta quarta-feira (6), a unidade de Saúde Guarapes realizou uma ação alusiva ao Setembro Dourado, campanha com o intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal desenvolve ações com a intenção de alertar para os riscos da doença e incentivar pais e responsáveis a procurarem os serviços de saúde do município.

A ação contou com palestra de Rilvana Campos Câmara, coordenadora do Setor do Diagnóstico Precoce da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, alertando sobre sinais que podem denunciar a presença de algum tipo de câncer em crianças e adolescentes, como dor ou aumento da barriga, palidez repentina, manchas roxas e dores nos ossos; presença de nódulos na cabeça, pescoço, braços ou pernas; perda de peso; manchas brancas na pupila; dores de cabeça, náuseas, vômitos, convulsões e alteração da fala no andar.

Ana Cibelly, usuária dos serviços de saúde da unidade Guarapes, participou da palestra e destacou a importância da ação. “Ficou muito bem esclarecido o tema, vou ficar mais atenta aos sinais e sintomas. Sou tia de crianças na igreja e às vezes observo alguma diferença na criança, principalmente os mais pequenos, que não sabem falar o que estão sentindo”.

Na terça-feira (12), a sensibilização sobre prevenção ao câncer infantojuvenil acontece na sala de espera na USF Vale Dourado, localizada na Rua Irmã Vitória, 706, no bairro de Nossa Sra. da Apresentação.