Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h08 CulturaPlantão Nenhum comentário

Com o tema ‘Memória e REexistência’, ato acontece amanhã, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal.

A riqueza cultural e os artistas de Mossoró serão os protagonistas no Ato Celebrativo do Folclore: Memória e REexistência”, que acontecerá nesta terça-feira, 22 de agosto, a partir das 14h30, na Câmara Municipal de Mossoró. O encontro foi organizado por iniciativa do mandato da vereadora Marleide Cunha e visa destacar a importância dos Ursos Carnavalescos – figuras tradicionais do carnaval na cidade – ao mesmo tempo em que homenageia artistas locais que fizeram contribuições duradouras para a cena cultural local.

O ato celebrativo acontece após a aprovação do Projeto de Lei, também de autoria da vereadora Marleide, que institui os Ursos Carnavalescos como patrimônio cultural e imaterial da cidade, a fim de valorizar e salvaguardar essa importante expressão artística. A proposição da Lei surgiu a partir de uma conversa entre a parlamentar e o artista Marcus Vinícius, que desempenha uma forte atuação no setor cultural de Mossoró e faz parte da Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC).

Os Ursos Carnavalescos são figuras muito conhecidas em Mossoró, principalmente pelos moradores mais antigos. São pessoas que se vestem com roupas grandes e ornamentadas das mais diferentes formas, muitas delas com plumas que lembram ursos, as primeiras manifestações na cidade datam da década de 1970, quando eles saíam com tambores e demais instrumentos pelas ruas da cidade, algo que faz parte da memória afetiva de muitas pessoas. Atualmente, os Ursos estão cada vez mais raros, salvo por algumas pessoas que enxergam a relevância histórico-cultural e ainda se mobilizam ou saem no período carnavalesco em busca de manter viva esta tradição.

Além disso, o evento prestará homenagem aos mestres do saber popular e artistas locais que desempenharam papéis fundamentais na formação do cenário artístico da cidade. A honraria será feita através da entrega do Troféu Urso Monxoró para personalidades como Dona Marlene, da quadrilha Zé Matuto; a cordelista Maryed, Audegimar, representando o maracatu, e o poeta Concriz do Coco. Por meio de apresentações, exposições e depoimentos, os participantes terão uma visão do poder da arte e da cultura em Mossoró.

Todos os moradores, entusiastas da cultura e comunidade externa estão convidados a participar desta importante celebração do patrimônio de Mossoró. O evento promete ser um intercâmbio entre gerações, promovendo uma valorização mais profunda da riqueza cultural da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *