Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h10 CulturaPlantão Nenhum comentário

VIII Fórum Potiguar de Cultura acontece em Pendências na próxima sexta-feira.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O VIII Fórum Potiguar de Cultura, acontece nesta sexta-feira (1º/11), das 8h às 12h, em Pendências, na Região do Vale do Açu, dentro da programação da Feira Multicultural Cesta de Arte, numa articulação da  Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura e a Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento terá como tema o Sistema de Financiamento e Participação Social.

A cidade de Pendências, conhecida como a Flor do Vale, tem se destacado pelo desenvolvimento de ações culturais, trabalhando na perspectiva de formação de público e impulsionamento da economia criativa local.

“A Prefeitura Municipal de Pendências, através da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem estabelecido um diálogo constante com artistas e produtores, por meio de ações como a criação do Conselho Municipal de Turismo, a realização do VIII Fórum Potiguar de Cultura e a construção do CMPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais. Dessa forma convocamos os agentes locais e demais gestores da região para um compromisso que fortaleça o debate e integre a Política Cultural da Região do Vale do Açu”, afirma Zelito Coringa, assessor da Secretaria de Cultura e Turismo de Pendências.

Sobre o Fórum 

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que têm se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.
Na trajetória de 8 anos o Fórum Potiguar de Cultura construiu quatro documentos orientados para melhores políticas públicas para a cultura do Rio Grande do Norte, são eles: Cartilha de Diretrizes Setoriais para Cultura (2011), Minuta de Projeto de Lei para Implementação do Sistema Estadual de Financiamento à cultura (2016), 22  Diretrizes para Cultura do RN (2018), Minuta de Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas (2019).

Os documentos fazem parte de um contexto amplo sendo cada um deles direcionados a um foco. As diretrizes, por exemplo, são dedicadas a ações possíveis e concretas relacionadas ao desenvolvimento do Estado com investimento na Cultura. O conselho de Cultura é uma forma de garantir um controle social para a construção e a manutenção operacional das diretrizes. E a lei do sistema de financiamento para Cultura é uma forma de tornar mais democrático com maior acesso e fazendo com que os recursos financeiros cheguem a todos os municípios de maneira transparente e com equidade.

Serviço:

VIII Fórum Potiguar de Cultura 
1º de novembro – das 8h às 12h
Câmara Municipal de Pendências (Av. Felix Rodrigues, 179 – Pendências)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *