Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h08 Nenhum comentário
No mês do folclore, pesquisador Gutenberg Costa lança livro sobre presença da mulher na literatura de Cordel.

No mês do folclore, pesquisador Gutenberg Costa lança livro sobre presença da mulher na literatura de Cordel.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O pesquisador e folclorista Gutenberg Costa estudou durante uma década o tema da presença feminina na literatura de cordel potiguar. O resultado desse trabalho está no livro pioneiro “A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte- a mulher na memória do folheto potiguar”, obra que foi agraciada com o prêmio municipal do Edital Literatura de Cordel 2014, pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Secretaria Municipal de Cultura.

Fascinado pela cultura popular, Gutenberg coleciona folhetos de cordel desde a adolescência, já tendo publicado outros livros sobre esse gênero. O mais recente trabalho, sobre a presença das mulheres no Cordel do RN- aborda várias temáticas da figura feminina nessa literatura, tais como a presença da mulher nos folhetos, no repente e viola, a discriminação em vários ângulos da cultura popular, a violência contra a mulher, as temáticas de destaque, autores e títulos, e ainda um capítulo com a vida e obra de mais de 50 mulheres cordelistas do RN.

Embora hoje a presença feminina seja relativamente expressiva na literatura de cordel, no passado não foi bem assim. Gutenberg destaca o machismo, muitas vezes presente na cultura popular: “A literatura de cordel foi, durante muito tempo, uma produção marcadamente masculina. Muitas dessas mulheres utilizaram pseudônimos masculinos para escaparem da censura e discriminação da época.” Gutenberg cita o caso da poetisa Josenira Fraga, que se identificava como “Zé do Povo”, principalmente na autoria dos folhetos políticos.

O livro oferece uma ótima bibliografia sobre o Cordel feminino. Além de não descuidar do passado, conta o que há de novidade no cordel de circunstância: os crimes e os assuntos em pauta na atualidade. Da capa à contracapa dos folhetos, forma e conteúdo, autores e personagens estão preservados do esquecimento.
O AUTOR

Gutenberg é pedagogo e bacharel em direito. Publicou mais de vinte livros. Alguns títulos: “Profetas do Nordeste” (1994), “A Presença de Câmara Cascudo na Literatura de Cordel” (1998), “Natal: Personagens Populares” (1999), “Dicionário Papa-jerimum de Apelidos” (2001), “Dicionário de Cordelistas do RN” (2004).

OBRA
“A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte- a mulher na memória do folheto potiguar” – Apresentação da jornalista e escritora Rejane Cardoso. Comentário de orelhas, a educadora Elaynne Costa (filha do autor). 190 páginas. Projeto Gráfico: Marcelo Sena. Co-edição: Editora 8/ Editora Queima-Bucha.

LANÇAMENTO:
Data: 20 de Agosto de 2015. (mês do Folclore)
Local: Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão (na antiga Rodoviária da Ribeira)
Horário: a partir das 17h.
Tiragem: 1.000 exemplares.
Na ocasião, um coquetel regional será oferecido aos presentes.

Os comentários estão desativados.