A preservação de documentos antigos de grande importância pública e considerados representativos para a vida dos cidadãos, foi discutida em painel da Associação Nacional dos Gestores Legislativos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal (AGEDOC) nesta quarta-feira (9), dia de abertura da 25ª Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece na Arena Pernambuco, em Recife, contando com a participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Durante as exposições foram levantadas as necessidades do cumprimento de prazos para que não corram problemas para os gestores, nos casos de extravio de documentos considerados de grande importância para o Poder Público.
“A Assembleia Legislativa de Pernambuco tem exemplos de preservação de documentações públicas que são tratados com muita sensibilidade. São documentos muito importantes para a nossa sociedade”, destacou a tesoureira da AGEDOC, Ana Cláudia Miranda.
A presidente da Associação, historiadora Cyntia Barreto, fez exposição na mesma linha, citando o exemplo de um documento de Princesa Isabel que está preservado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Esse documento de 1870 está guardado e encadernado. Por isso a nossa preocupação para que todas as Assembleias e Câmaras Municipais preservem seus documentos”, acentuou Cyntia.
Também foi levantado no painel a preocupação com os documentos produzidos pelas Casas Legislativas durante o período Pandêmico, quando o trabalho não parou e é preciso que todos cuidem dessa preservação. “Já foi esqueletado um plano de trabalho e enviado para a Câmara Federal para que seja definido um tratamento dessa documentação do período da Pandemia”, acrescentou ela.
Da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participaram das palestras as servidoras Geane Augusto, Camila Alves e Kercia Michelle Tavares, da Diretoria de Políticas Públicas. A 25ª Conferência Nacional da Unale prossegue até a próxima sexta-feira (11), com a discussão do tema Central: “Rumo ao Parlamento do Futuro, discutindo soluções práticas para o desenvolvimento do Legislativo”.
Ao final do evento será entregue o Prêmio Assembleia Cidadã que incentiva as políticas públicas que promovem o bem-estar da sociedade, o fortalecimento dos Estados, a humanização e a modernização dos serviços legislativos prestados à sociedade. A Assembleia Legislativa, que já ganhou dois prêmios anteriores na categoria Gestão, está concorrendo mais uma vez com o sistema Legis Plenário.
Deixe um comentário