Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 16h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

Câmara de Natal irá debater sobre o maio Amarelo.

A Câmara Municipal de Natal vai promover audiência pública na próxima segunda-feira (29), às 14h, com a temática do Maio Amarelo – Paz no Trânsito Começa Por Você, que foi proposta pelo vereador Herberth Sena (PV).

Ele aproveitou o mês de conscientização quanto aos acidentes no trânsito e após tomar conhecimento da Nota Técnica divulgada pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT), para promover essa audiência pública.
“São números alarmantes. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, houve um número considerável de acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores, com 11.650 envolvidos. A cada 10 atendimentos por acidentes de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são entre motociclistas”, destacou.
O parlamentar lembra que os acidentes no trânsito sobrecarregam os serviços de urgência e emergência impactando diretamente nos cofres públicos. “Nosso objetivo é sensibilizar os órgãos que tratam dessa temática, tanto no âmbito estadual quanto municipal, a fim de traçar estratégias de ação que promovam, efetivamente, a redução desses tipos de acidentes”, afirmou.
Para essa audiência pública, foram convidados para participar representantes do Detran/RN, DNIT, da STTU/Natal, da SESAP, da Secretaria Municipal da Saúde, da PRF, da CPRE/RN e da Polícia Militar.
NÚMEROS
De acordo com o último levantamento divulgado pelo Detran/RN, de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, foram registrados 9.610 acidentes envolvendo motocicletas, com 11.650 envolvidos. Os maiores registros de acidentes de trânsito são, respectivamente, à tarde (35,4%) e manhã (32%). 75,7% dos envolvidos nos acidentes com motocicletas são do sexo masculino e 21,5% são do sexo feminino. É elevado o número de acidentes com motos, motonetas e ciclomotores com vítimas fatais: 336 em 2020, 322 em 2021 e 325 em 2022.
Levando-se em consideração que o hospital estadual referência em traumas é o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, temos que, em 2022, a média de atendimentos nesta unidade foi de 635 pacientes/mês. Dos 7.622 pacientes atendidos no ano por motivo de acidentes de moto, 2.530 (33,19%) avançaram para o estágio de internação. As faixas etárias com as maiores concentrações de pacientes foram entre 21 e 50 anos, equivalente a 73,23% do total das internações. Com relação aos municípios de origem desses pacientes, a maioria veio daqueles que formam a Grande Natal: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, macaíba e São José de Mipibu. Juntos, somam aproximadamente 50,64% dos atendimentos de internação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *