Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h09 Esporte [ 8 ] Comentários
O Sr. José Carlos sendo levado para o Hospital do Coração, após várias tentativas de reanimá-lo.

O Sr. José Carlos sendo levado para o Hospital do Coração, após várias tentativas de reanimá-lo.

Os Paramédicos tenta reanimar a vítima.

Os Paramédicos tenta reanimar a vítima.

Outra vítima da forte temperatura que fazia na hora da corrida e segundo os atletas não havia água no percurso.

Outra vítima do forte calor que fazia na hora da Meia Maratona. Segundo relato de alguns participantes não havia água no percurso.

Redação/eliasjornalista.com  

A notícia que não gostaria de ar

Um atleta passou mal e morreu durante a Meia Maratona realizada neste domingo (14), em Natal. Identificado pelos organizadores como José Carlos de Andrade, de 60 anos. Segundo informações dos paramédicos que realizaram os primeiros atendimentos, José Carlos, sofreu um infarto antes de completar o percurso de 21 km e que o mesmo estava a poucos metros de cruzar a linha de chegada próximo ao Forte dos Reis Magos, na Praia do Forte. A vítima foi atendida por uma ambulância e levada para a Casa de saúde São Lucas, mas não resistiu.

Durante o percurso não faltaram reclamações por problemas de falta de água e pessoal de apoio, que segundo os relatos, eram insuficientes para o porte da prova.  “Parece que vim de Fortaleza apenas para pagar pela medalha que custou o valor da inscrição, R$ 60,00. Participei de várias provas no Brasil, é lamentável a falta de organização e o principal para hidratação dos atletas. Não tinha água no percurso e faltou pessoal de apoio vi uma atleta bem jovem cair e desmaiar já próximo do forte e não tinha ninguém para prestar socorro”, disse Edileusa corredora de Fortaleza que participou da prova.

A senhora Sandra Campos Cruz · Centro Universitário Luterano de Manaus Ulbra, desabafou “É inaceitável a falta de organização da Maratona de Natal. Foi muito difícil para mim que tenho 63 anos, concluir o percurso de 5 km sem água. Tive que tirar a blusa e correr de sutien. Molhei durante o percurso a esponja nos depósitos de isopor dos ambulantes, para resfriar o rosto com água gelada mas suja e passar na região do rosto e nuca. As frutas armazenadas em sacos de papel. Pessoas passando mal, outras pedindo para dividir a água. Automóveis circulando junto aos participantes. Fico triste e revoltada, pois saí de casa às 5:20 h com minhas filhas e o que recebemos foi isso”,  lamentável ressalta Sandra.

Segundo apuração colhidas pelo porta G1 RN junto a cardiologista Isabela Sacilotto Villar, que acompanhava José Carlos como médica e companheira de treinamento, explica que a vítima estava com todos os exames em dia. Era uma pessoa se preocupava muito com a saúde. Por ser um atleta de alta performance, tinha muito cuidado com os exames dele”, relata. De acordo com a médica, o paciente já tinha histórico de atleta.  “José Carlos corria desde jovem. Não tinha pressão alta, diabetes, não bebia e não fumava. O colesterol estava sob controle e ele usava os medicamentos. Mesmo assim, é possível uma pessoa com coração bom sofrer um infarto”, ressalta.

O organizador da maratona, Karley Tondofe, conta que a equipe médica tentou reanimar o homem por cerca de 30 minutos. “Era uma pessoa que já fazia corrida de rua e estava perto de completar os 21 quilômetros. Lamentamos e prestamos nossa solidariedade à família”, afirma.

Corredores reclamam da organização:

Nas redes sociais foram vários comentários sobre a desorganização da Meia Maratona de Natal, principalmente pela falta de pessoal de apoio e falta de água no percurso.

A atleta Ana Paula Cortez que participou da prova desabafa na sua página do Facebook: “Foi total despeito com os corredores. Era prometido posto de hidratação, registro no Manual do Corredor e, no meu caso estava fazendo os 5 km  e o posto de hidratação estaria no km 2,5. A largada teve um atraso de 15 minutos, mas diante os atrasos ocorridos nas outras meias #maratonadenatal, era irrelevante. Tudo funcionava bem porque o percurso  estava todo separado com segurança para correr sem carro no nosso meio. Como em outras edições da mesma prova houve risco ao corredor, então água é o básico e havia patrocinador com logomarca em todo material não podia faltar água, mas faltou ÁGUA. Ao chegar no posto de hidratação  só havia gelo, nada de água”

“Recebemos uma esponja no kit que dizia que se levasse para refrescar, não tinha onde molhar a esponja, a não ser se saísse da corrida e fosse no mar. Acho que a esponja era para molhar onde estava o gelo e no lugar do copo de água ir espremendo na boca – Muita falta de respeito, continua  o desabafo a atleta Ana Paula Cortez. Veja o desabafo na  íntegra que está na galeria de fotos.

G A L E R I A   DE   F O T O S:

  • _MG_0200
  • _MG_0712
  • _MG_0714
  • _MG_0725
  • _MG_0202
  • FACE 17set2014

8 respostas para “Atleta de 60 anos passa mal e morre durante Meia Maratona em Natal”

  1. Sandra Campos Cruz · Seguir · Centro Universitário Luterano de Manaus Ulbra
    É inaceitável a falta de organização da Maratona de Natal. Foi muito difícil para mim que tenho 63 anos, concluir o percurso de 5 km sem água. Tive que tirar a blusa e correr de sutien. Molhei durante o percurso a esponja nos depósitos de isopor dos ambulantes, para resfriar o rosto com água gelada mas suja e passar na região do rosto e nuca. As frutas armazenadas em sacos de papel. Pessoas passando mal, outras pedindo para dividir a água. Automóveis circulando junto aos participantes. Fico triste e revoltada, pois saí de casa às 5:20 h com minhas filhas e o que recebemos foi isso.

  2. Eduardo Alves disse:

    Poxa!! Deveria ter citado o nome da organizadora da prova e o que a mesma disse sobre o ocorrido…

  3. Muito pertinente suas observações, amigo Elias Medeiros. Tenho participado das corridas de rua Natal e grande Natal, pagamos pelo evento, e temos o direito a segurança, boa iluminação, sinalização e apoio técnico, da largada até o final do evento. Obrigada, por se preocupar e mostras esses flagrantes. Abraço.

  4. Andressa Pinheiro A prova foi desorganizada, corri os 21km e quando tinha hidratação era quente, desde do 15km que não sabia mais o que era água, não tinha sinalização, faltou água na largada tbm, não tinha no percurso nem um fiscal para dá uma informação, estou muito triste com a morte desse atleta, que estão suspeitam que a causa foi desidratação severa, como vi em um blog muito bem conceituado de Natal, e decepcionada com este evento, também passei mal e quebrei três vezes, nunca mais participarei do mesmo.

  5. Parabéns pelo seu trabalho que deve ter sido enorme nesse dia, principalmente registrando e denunciando a falta de organização e esse lamentável e triste fato. Assim como registrou o apoio e solidariedade dos maratonistas. Infelizmente você tem razão, notícia boa é a ruim, exatamente aquelas que você começa dizendo que não gostaria de dar e como excelente profissional que é, você não escolhe a matéria. Parabéns pelo incansável trabalho

  6. Isso é fruto da sua dedicação e profissionalismo, meu amigo… Continue firme nos seus propósitos… Deus tem planos maravilhosos na sua vida…

  7. Parabéns pelo seu belo trabalho de prestação de serviços a comunidade. ADSUMUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *