Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h02 Plantão Nenhum comentário
Câmara inicia ano legislativo com mensagem do prefeito.

Câmara inicia ano legislativo com mensagem do prefeito.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

“A administração pública precisa estar sintonizada com a população, preocupada com o interesse coletivo”. Foi com essas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Franklin Capistrano (PSB), deu início nesta quinta-feira (19) à solenidade de abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. Na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo Alves realizou a leitura da sua mensagem anual. Ele fez um balanço das atividades desenvolvidas pelo Executivo nos primeiros dois anos de gestão, além de anunciar o planejamento para 2015 em várias áreas.

De acordo com o prefeito, ao assumir o mandato o foco inicial era retomar a credibilidade da Prefeitura depois de ter passado pelos “momentos mais tormentosos da história recente com três prefeitos em apenas dois meses, e o caos administrativo que encontramos”. “Hoje posso dizer que isso foi feito com sacrifício, austeridade e capacidade de gestão de uma equipe comprometida em fazer o melhor pela nossa cidade”, afirmou Carlos Eduardo. Na avaliação dele, a eficiência no gerenciamento das finanças públicas foi o fator que permitiu isso.

“Com economia e racionalidade asseguramos as contrapartidas para muitas obras e programas. Por exemplo, reabrimos unidades de saúde, retomamos programas sociais, voltamos a investir 30% do orçamento em educação, garantindo o calendário pedagógico anunciado e a ampliação no número de vagas na pré-escola. Também conseguimos salvar os investimentos previstos em função da Copa do Mundo, parte já realizados, parte em andamento. Recursos que estavam perdidos e que Natal jamais veria novamente caso não tivéssemos garantido”.

Sobre projetos futuros, Carlos Eduardo informou que vai investir mais nas questões relativas a habitação, regularização fundiária e urbanização. “Também estamos empenhados na modernização do transporte público, haja vista a entrega de seis estações de transferência de passageiros. Na saúde vamos inaugurar mais duas UPAs até o final deste ano. Agora no retorno às aulas, os alunos da rede municipal de ensino passarão a receber o Passe Livre e os professores em janeiro tiveram um reajuste de 13,1% nos seus vencimentos”, concluiu.

Franklin Capistrano lembrou que a Câmara Municipal de Natal aprovou a Lei Orçamentária Anual 2015 que direciona recursos financeiros para políticas públicas em diversos setores. “Temos uma pauta repleta de temas importantes para a população. Dentre eles estão o Plano Diretor Municipal e a licitação para o transporte público de passageiros em Natal”, avaliou o presidente da Casa, que completou: “O prefeito é o administrador e nós somos os fiscalizadores”.

Ao final da sessão, os novos vereadores Joanilson Rêgo (PSDC), Emanoel do Cação (PP) e Klaus Araújo (PP) discursaram pela primeira vez em plenário. “Não recuarei de nenhum desafio que me for lançado”, afirmou Joanilson Rêgo.. “Serei um vereador comunitário, que buscará ouvir a voz das pessoas mais carentes”, disse Emanoel do Cação. “O Legislativo natalense tem que cumprir seu papel de porta-voz da sociedade”, destacou Klaus Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *