Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h02 CarnavalDestaque Nenhum comentário

Carnaval em Natal 2019 apresenta: Banda Detroit em Pranchão na terça (5/3) de Ponta Negra.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal

O carnaval natalense tem uma trilha sonora toda própria, e a Banda Detroit é uma das intérpretes mais autênticas deste repertório. Com 30 anos de carreira, a Detroit marcou gerações nos carnavais de rua e de clubes da capital, a partir dos anos 1980, cantando sucessos de compositores locais. No Carnaval em Natal 2019, ela será responsável por embalar o “Encontro dos Estandartes” e o bloco “Baiacu Astral”, quando todos os blocos do Polo Ponta Negra se reunirão numa grande confraternização carnavalesca.

A banda estará a bordo de sua própria alegoria em formato Pranchão, na terça-feira (5) momesca, puxando a multidão até os shows do polo, anunciando a subida de Margareth Menezes ao palco.

O projeto “A Banda” tem patrocínio da Prefeitura de Natal, Unimed Natal e Golden Tulip através da Lei Djalma Maranhão. O acesso é gratuito. A banda Detroit vai percorrer as ruas do polo zona sul em cima de um Pranchão, um trio de porte médio cujo palco está localizado na parte inferior, bem perto do folião.

O repertório vai privilegiar, em versão atualizada, as composições que marcaram a folia local e, principalmente a trilha sonora dos carnavais de blocos. São canções autorais que estão na memória afetiva do povo potiguar, compostas por Babal, Carlos Santa Rosa Castim, Délio Miranda, Leonardo Cavalcanti, entre muitos outros compositores.
Um exemplo é “Alegres Meninos”, hino oficial do bloco “Meninões”, em que se canta o refrão: “Lindas criaturas, em busca de aventuras/Sacodem, agitam, enterram antigos tabus/Que os corpos se abraçam e se beijam suados e nus/É genial revirar Natal no carnaval…”

A Banda Detroit estreou em 1980, com a formação Munir Faraj (contra-baixo e voz), Wallid (guitarra), Marcelo (guitarra e voz) e Fernando (bateria). Hoje, a banda ainda conta com Munir Faraj, seu filho Munir Junior e músicos convidados.

A banda já acompanhou lendas da MPB como Armandinho, Dodô e Osmar e possui um álbum lançado em 1989, que registra as canções imortalizadas por eles nos carnavais da capital. A banda também aprovou via Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo a gravação do CD e DVD ao vivo, como continuidade do trabalho que a banda realiza no Estado nas últimas décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *