Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h08 Fotografia Nenhum comentário

Participantes do fórum “FotoRioGrafia do Norte, conhecendo nossa história” no auditório do IFRN. (Foto: Canindé Soares)

Redação/eliasjornalista.com

O fórum “FotoRiografia do Norte – conhecendo nossa história”, com abordagem sobre vários aspectos que constroem a história da fotografia praticada no Rio Grande do Norte, comemora o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto). O evento aconteceu no sábado (18), no Instituto Federal de Educação (IFRN) da Cidade Alta em Natal, e celebrou também, os 10 anos da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto).

A participação de profissionais de diversos seguimentos: fotógrafos, produtores culturais, estudantes, artistas plásticos, e pessoas com interesse na área de fotografia, trouxeram contribuições para solidificar o evento a nível nacional, e comprovar a capacidade da Aphoto em gerir as questões ligadas ao avanço da fotografia e sua realidade local.

Os palestrantes abordaram a fotografia nos diferentes universos que compõem o fazer fotográfico em Terra Potiguar:

Giovanni Sérgio: Formado em odontologia, publicitário e fotojornalista. Atuante na área de documentação fotográfica de cunho histórico e sociológico, apresentou um resumo da fotografia do Rio Grande do Norte. Fez a referência ao fotógrafo alemão Bruno Bougard, com os primeiros registros fotográficos em Terra Potiguar em 1898. Além de citar o escritor e jornalista Manoel Dantas, que foi um visionário: “séculos são instantes na vida dos mundos”, antevendo esses instantes, descreveu em 1909 a nossa atual Via Costeira, chamando-a de Avenida Beira-mar, antigo bairro das Dunas (hoje Mãe Luíza). Uma aula de história sobre os primeiros passos da fotografia potiguar. Ao final da palestra, defendeu que se faça um histórico da cidade e de seus personagens.

Canindé Soares, fotojornalista há 30 anos atuando mercado, destacou a importância da fotografia e facilidade dos novos aparelhos tecnológicos (Instagram, twitter, facebook e Blogs), para democratização do seguimento e os desafios enfrentados pelos profissionais de Natal.

Itamar Nobre, professor universitário de fotojornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falou sobre o projeto Fototec, que insere jovens fotógrafos no curso de jornalismo. Destacou a importância da fotografia na formação dos jornalistas e investimento em novos profissionais.

Denis Job, fotógrafo profissional, mostrou a ampliação dos aspectos econômicos e os caminhos para venda do material produzido, com valor agregado, marketing e preço.

Marcelo Buainain: Nascido em Campo Grande-MS (1962). Em 1988, abandona o 5º ano do curso de medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para seguir a carreira de Fotógrafo. Considerado um dos 10 maiores fotógrafos da década passada. Falou sobre a importância da fotografia documental como expressão autoral com a criação de uma identidade e a preservação do material produzido.

Mariana do Vale: jornalista e fotógrafa, com o tema expressão artística e foto no RN. Fez a apresentação de pessoas e seguidores dessa linha, e destacou o trabalho do fotógrafo Jean Lopes de Assú-RN, considerado o papa-concurso no estado.

Pablo Pinheiro com a participação de Ricardo Junqueira, falaram sobre a Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil e a célula no Estado, a Rede Poti de Fotografia que está fazendo um trabalho de articulação entre os fotógrafos visando o fortalecimento do seguimento.

“O legado que fica de um evento como este, sem dúvida é o fortalecimento da fotografia potiguar, planejar o futuro sem conhecer o passado é praticamente impossível. Valorizar a prata da casa e unir a categoria, é o caminho para profissionalização da Aphoto, estamos na direção certa”, disse o presidente da Associação Potiguar de Fotografia, Alex Gurgel.

Galeria com fotos do evento: http://canindesoares.com/foto-rio-grafia-do-norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *