Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

Em debate da TV Câmara Natal, Paulo Coutinho destaca trabalho realizado em favor da advocacia em todo o RN. (Foto: Juliska Azevedo).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O presidente da OAB-RN, Paulo Coutinho, candidato à reeleição, participou nesta noite (22) de debate com os demais candidatos à eleição da Ordem realizado pela TV Câmara Natal, Jurinews e Blog do BG.  Na ocasião, falou sobre diversas ações realizadas em sua gestão em favor da advocacia potiguar, entre elas, o apoio aos advogados de todo o Estado, seja na defesa das prerrogativas, seja com a atuação presente  nas subseccionais do interior.

Coutinho falou das gestões junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que resultaram no arquivamento da segunda etapa do processo de agregação de comarcas. As ações no interior contam com o reconhecimento da classe: entre os presidentes das sete subseções da OAB no Rio Grande do Norte, seis estão apoiando a candidatura de Coutinho. “As subseccionais nunca estiveram sós! Seja através da CAARN ou das comissões da OAB, estamos junto do advogado do interior. Eu mesmo estive em Caicó, em Pau dos Ferros, em várias cidades, sempre prestando um apoio incondicional quando necessário”, enfatizou.

No início do debate, o assunto em destaque foi a criminalização da advocacia. Paulo Coutinho falou sobre o rabalho ativo da OAB, com a resolução célere e o atendimento dos profissionais em todo o estado. “Nós já temos mais de 100 ações em defesa da advocacia. A nossa gestão combate todo e qualquer tipo de criminalização que venha a levar o advogado a ser réu, no exercício do seu papel. Sempre que nos foi solicitado, todos foram defendidos pela Ordem, com o próprio presidente da OAB fazendo a sustentação oral”, detalhou.

Sobre o trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia – ESA, Paulo Coutinho destacou os números conquistados durante sua gestão. Com a realização de mais de 200 cursos, beneficiando mais de 8.800 advogados em todo o estado. Após detalhar os números positivos, o presidente destacou a importância de avançar ainda mais. “Nós temos atividades efetivas e vamos implementar novos cursos presenciais e investir na ESA On line. Com isso, podemos levar mais capacitação para todo o estado. Nosso objetivo é gerar maior acesso aos cursos, para quem tem dificuldade em participar, principalmente no interior do estado”, afirmou.

O candidato da Chapa 10 destacou a atuação, durante sua gestão, contra a extinção da Vara de Justiça de Pau dos Ferros e contra a agregação de comarcas no Seridó, onde a OAB teve êxito. “A OAB fez um trabalho forte junto a sociedade, principalmente no interior do estado. Lutando contra a agregação de comarcas, sempre contando com o apoio dos advogados”, detalhou Paulo Coutinho.

O candidato da Chapa 10 falou também sobre o trabalho de transparência que é realizado durante sua gestão. Diante de questionamentos sobre os gastos da entidade, ele esclareceu que todos os valores e custos estão acessíveis ao público em geral, de forma simples de consultar através do Portal da Transparência constante no site da OAB. “No site da Ordem, os advogados podem conferir todas as informações que quiserem. Nos últimos dois meses, conseguimos ampliá-lo, oferecendo a todos a possibilidade de opinarem em uma gestão participativa”, ressaltou.

Ao comentar a interação da Ordem com a sociedade durante sua gestão, Paulo Coutinho lembrou da atuação da OAB em algumas das principais questões do Estado, como a crise da segurança pública no sistema prisional, quando a OAB participou do grupo de trabalho que atuava no combate ao problema. “A OAB participou ativamente das principais questões da sociedade”, comentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *