Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h11 DestaquePolítica Nenhum comentário
Em sessão solene no plenário, a Assembleia Legislativa rendeu homenagens ao Dia do Aviador e a Força Aérea Brasileira.

Em sessão solene no plenário, a Assembleia Legislativa rendeu homenagens ao Dia do Aviador e a Força Aérea Brasileira.

Ezequiel Ferreira: "A FAB mantém a convicção do dever de proteger a Nação"

Ezequiel Ferreira: “A FAB mantém a convicção do dever de proteger a Nação”.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro, quando o patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Alberto Santos Dumont, voou com seu 14 Bis, em 1906, em Paris, foi marcado por uma sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (4), no plenário da Casa. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e marca também os 74 anos de atividades da Aeronáutica no Rio Grande do Norte e 75 anos no Brasil.

“A Força Aérea Brasileira é uma das nossas mais insignes instituições, pois, operando em sintonia com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, mantém a convicção do seu dever de proteger o nosso país e de resguardar a política de desenvolvimento e de independência da Nação Brasileira”, afirmou o parlamentar.

Ezequiel Ferreira de Souza destacou o surgimento da FAB sob os rigores da segunda guerra mundial, depois se ampliando e se fortalecendo. “Enquanto sustentava sua missão constitucional, tornou-se, também, um pilar fundamental na integração do país, na organização da infraestrutura aeroportuária, na implantação de um sistema de controle do espaço aéreo integrado e econômico, no avanço tecnológico, no fortalecimento da indústria nacional e no pronto apoio a populações menos favorecidas”, disse o presidente.

A solenidade prestou homenagens a todos os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte, privados ou militares. “E às pessoas que, assim como Santos Dumont, o Pai da Aviação, aprenderam a dominar a arte de voar e souberam transformá-la em um oficio que aproxima pessoas e distâncias, transporta esperança e conduz progresso, promove paz e segurança, arriscando-se nos céus e levando a eterna aspiração de liberdade dos homens”, assinalou.

Foram homenageados o Comandante da 1ª Força Aérea e da Guarnição de Aeronáutica de Natal, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa; e o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Antônio Santoro, pelo bom desempenho de suas funções.

“Graças ao legado de determinação, autoconfiança e amor à pátria demonstrado por esses homens, aliado às contínuas gestões focadas no ideal de uma força condizente com o valor de nossa gente, a Aeronáutica angariou o respeito do povo brasileiro e continua a voar alto, divisando um horizonte pleno de desafios e conquistas”, afirmou o parlamentar.

Falando em nome de todos os homenageados, o Comandante Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic disse que há uma forte ligação da Aeronáutica com o Rio Grande do Norte, pois a criação da Base Aérea de Natal se deu um ano após a criação da FAB. “Nossa ligação é forte e de lá para cá essa relação só aumenta e se aprofunda”, afirmou.

Pedro Luís Farcic afirmou que a homenagem representa a continuidade da relação com o povo potiguar, e da grande acolhida que receberam. “Natal é um local que todos gostam, por causa do seu povo e por isso essa sessão é tão relevante para nós”, disse.

História
A Base Aérea de Natal (BANT) foi criada no dia 2 de março de 1942 e ativada em 7 de agosto do mesmo ano, pelo Decreto Lei nº 4.142, assinado pelo então ministro da Aeronáutica do governo do presidente Getúlio Vargas, Salgado Filho. Em novembro do mesmo ano, passaram a conviver no mesmo aeródromo, em “Parnamirim Field”, duas bases aéreas. A brasileira, localizada no Setor Oeste do aeródromo, e a americana, no Setor Leste, conhecida como “Trampolim da Vitória”, assim chamada por ser ponto obrigatório de passagem das aeronaves aliadas que se destinavam ao Teatro de Operações da África e da Europa.

Atualmente, a Base Aérea de Natal é comandada pelo Coronel-Aviador Antônio Santoro e tem a missão de apoiar as unidades sediadas, onde são formados e especializados os pilotos de Caça, de Transporte, de Reconhecimento, de Patrulha e de Helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *