Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h04 CidadeDestaque [ 2 ] Comentários

Ex-alunos celebram 50 anos do escola estadual Winston Churchill.

A jornalista Katia Azevedo com ex-alunas do Winston Churchill.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Dia de celebrar 50 anos da Escola Estadual Winston Churchill a solenidade comemorativa aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), o aniversário ocorreu no último dia 14 de abril,  e contou com a presença da  Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa. Para marcar a data, um grupo de ex-alunos decidiu se reunir e comemorar a data com festa. “A ideia é promover um reencontro de gerações que foram marcadas pelo convívio escolar no Churchill, e comemorar a data. Relembrar o hasteamento da bandeira e algumas outras atividades que faziam parte da nossa rotina, além de homenagear professores e contar para os alunos desta geração um pouco do que vivemos nessa, que ainda chamamos de nossa escola”, contou Virgínia Maria, ex-aluna e uma das organizadoras da comemoração.

O evento contou também com um ato ecumênico, depoimentos de ex-alunos e momento musical conduzido pelos atuais alunos. “Este é um momento significativo para a Educação do RN e para a história de todos que já passaram por esta escola. Tenho muito respeito e admiração por essa instituição. São cinquenta anos sendo uma unidade escolar referencial e se permitindo estar sensível às atualizações, como o tempo integral, por exemplo, agregam ao Winston Churchill uma relevância que ninguém pode negar”, comentou Santa Rosa, titular da SEEC.

Durante a solenidade, o subcoordenador de manutenção e construção escolar da SEEC, Orneles Neves Figueira Filho, foi homenageado em representando seu pai, primeiro diretor da escola Wiston Churchill.

Claudia Cartaxo e Ana Maria Fonseca, dupla gestora da Escola Estadual Winston Churchill desde 2014, se sentem honradas por participar dessa data significativa para a unidade e para tantos ex-alunos. “O Churchill é minha segunda casa! Amo a escola e, desde que assumimos a gestão, nosso objetivo é agregar valor e fazer com que este continue sendo um espaço tradicional, que os alunos se orgulham da sua formação e de terem passado por aqui”, contou Ana Maria, vice-gestora da unidade. “Esta é uma escola relevante na sociedade, que possui uma linda história e conta com uma equipe comprometida com o sucesso do estudante. Sinto-me privilegiada por ser parte desse momento histórico”, pontuou Cláudia Cartaxo, diretora.
Além da Secretária de Educação, comporam a mesa as gestoras da escola, o capelão da capelania da UFRN, o cônego José Mário, o pastor Geandre Melo Moret, da Igreja Batista Viva e o representante do Centro Espírita de Candelária, Genival Júnior.

Saudosismo

David de Lima, foi aluno da Escola Estadual Winston Churchill de 1970 a 1973. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ele viveu em solo potiguar até 1995. Morando em Roma, na Itália, há 23 anos, David não esquece das competições esportivas. “Até as nossas vestimentas de educação física eram uniformizadas! Fui campeão de atletismo pelo Churchill em várias competições. Recordo da preparação para os Jogos Estudantis que movimentavam todo o colégio, entre atletas e torcida, disputando várias modalidades, seja no Palácio dos Esportes, na pista de Atletismo do 16° RI ou AABB”.
Hoje, David trabalha como guia de turismo, recebe diversos brasileiros na Itália e isso também traz lembranças da época vivida no Churchill. “A direção realizava piqueniques para as praias que, àquele tempo, eram mais distantes, como Ponta Negra, Genipabu, Barra de Maxaranguape, Muriú. Eram 3 ou 4 ônibus para transportar o pessoal e cada um levava sua farofa. Bons tempos de “farofeiros”! ”.

Adaptações

Em seus 50 anos de atuação, a unidade escolar já ofereceu várias modalidades de ensino como o Ginásio e o Colegial, que correspondem atualmente aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.
Após a Lei de Diretrizes e Bases de 1971, a escola passou a oferecer somente o Ensino de Segundo Grau, atual Ensino Médio. Em 2017 a Winston Churchill tornou-se uma escola de tempo integral, ofertando 495 vagas por ano para o Ensino Médio.
A escola passou por serviços de manutenção em 2014, com investimentos no valor de R$ 41.699,00. Para o ano de 2018 está programada um novo serviço de manutenção com orçamento previsto de R$ 305 mil.

Saiba Mais

Localizada no centro da capital potiguar, no bairro da Cidade Alta, a Escola Estadual Winston Churchill é peça fundamental na formação de diversas gerações de estudantes do Rio Grande do Norte. Em 1965, foi acordada a construção da Escola entre o governo do Estado e os ingleses, que enviaram recursos para as obras. O prédio, construído em terreno que pertencia ao antigo Quartel de Linha (21º Batalhão de Caçadores), foi inaugurado em 1968 e recebeu o nome do britânico Winston Churchill que, além de escritor, jornalista e historiador, foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

2 respostas para “Ex-alunos celebram 50 anos da Escola Estadual Winston Churchill”

  1. Rubenilson Filgueira disse:

    Cheguei no Churchill em 1983 com 14 anos para cursar a 8ª série, vindo do Colégio São Luís e por lá fiquei até o fim do 2º grau. Logo percebi a diversidade e o dinamismo de uma escola vibrante. No ano seguinte já estava bem ambientado, fui atleta de Handebol (Professor Gonçalves) e fui vice presidente do Centro Cívico Escolar Tavares de Lira. Desenvolvi meu pensamento crítico e político nos corredores dessa escola pelos excelentes mestres que por lá passaram. Tenho amizades que perduram até hoje e muitas, muitas saudades de minha adolescência vivida em suas salas, corredores, rampa e quadra. As festas juninas, a semana de cultura, o piano do auditório, o violão vespertino a sombra da caixa dágua ou aos pés dos mastros das bandeiras tendo a Av Rio Branco como testemunha. Parabéns aos que hoje trabalham para manter viva e atuante essa escola que é um patrimônio do nosso estado. Me orgulho muito de ter feito parte dessa história.

  2. John Herbert disse:

    Fui contemporâneo da década de 80, passei os meus melhores dias da minha vida. Anos de ouro xom meus amigos e eternos camaradas. Fui feliz, fui eternamente feliz. John Herbert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *