Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h03 DestaqueFotografia Nenhum comentário
Fotógrafo do TJRN realiza exposição após cobertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas‏.

Fotógrafo do TJRN realiza exposição após cobertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas‏.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O fotógrafo Tasso Pinheiro, servidor da Secretaria de Comunicação Social do TJRN, abrirá amanhã, às 18h, na Pinacoteca do Estado, a exposição “Somos uma só raça, somos um só povo”, resultado de sua cobertura da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ocorrido em Palmas (TO), no último mês de outubro.

Serão apresentadas 32 imagens captadas durante o evento, que reuniu 42 etnias, sendo 22 brasileiras e 20 de diversas partes do mundo, retratando a diversidade e riqueza cultural, linguística e esportiva.

Uma pequena mostra dessa congregação de raças e povos pode ser vista no hall de entrada da sede do TJRN. São fotografias de mulheres indígenas retratadas pelo servidor Tasso Pinheiro, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Resgate

O fotógrafo Tasso Pinheiro ressalta a importância do registro fotográfico dos povos indígenas para que essa riqueza cultural não se perca com o tempo, haja vista, o povo brasileiro não conservar sua memória como deveria.

“Despojados de suas terras, sujeitos a inomináveis violências ao longo de cinco séculos, os índios do Brasil chegam ao século XXI despojados igualmente de uma história”, denuncia o servidor, que tem 30 anos de experiência fotográfica.

Tasso lembra que no ano de 1500 haveriam entre 5 e 6 milhões de índios no Brasil, número reduzido hoje a cerca de 890 mil, segundo os dados do Censo 2010. “Desapareceram 1.200 línguas indígenas, e com elas os seus povos e se não for tomada nenhuma iniciativa, eles poderão desaparecer por completo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *