Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 01h03 Geral [ 3 ] Comentários
Fuzileiros Navais, Festejam o seu Dia – 204° Aniversário.

Fuzileiros Navais, Festejam o seu Dia – 204° Aniversário.

Por Elias Medeiros – Mtb 1683 DRT-RN

Os Fuzileiros Navais de todo Brasil comemoram 204 anos de existência,  com muito trabalho e persistência para manter uma honrosa tradição iniciada em  07 de março 1808 com a chegada da família Real ao Brasil.

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto  e o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval, Marco Antônio Corrêa Guimarães, além de autoridades civis,  militares, e convidados participaram da cerimônia alusiva a data na Fortaleza de São José, pátio do Comando-Geral,  no Rio de Janeiro.

Em sua mensagem, O Comandante da Marinha lembra dos desafios, os quais a corporação tem pela frente no cenário internacional. “Soldados-Marinheiros! Saibam que o futuro nos reserva desafios cada vez maiores, fruto do aumento da importância do País no cenário internacional. Tropa expedicionária por excelência, profissional, competente e pronta para o emprego, o Corpo de Fuzileiros Navais tem e terá papel preponderante na defesa de nossos interesses e de nossa soberania nos mais diversos ambientes e situações e na conformação do conceito de que o Brasil desfruta no exterior, declarou o Almirante Moura Neto”.

“O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que temem e muito curto para os que festejam. Mas para os que amam, o tempo é eterno.”  Com esta citação do escritor e poeta norte-americano, Henry Van Dyke, o  Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval, Marco Antônio Corrêa Guimarães, inicia sua mensagem, traçando um paralelo entre duas palavras do poema: “Curto e Eterno”  que aparentemente opostas se complementam em sua citação. “O tempo é curto para os que festejam”. Neste dia em que o Corpo de Fuzileiros Navais festeja seu 204° aniversário,  o tempo se torna sobejamente curto para descrever a gloriosa história dos Fuzileiros Navais do Brasil… O tempo é muito curto para enumerar  as honrosas participações na consolidação de nossa independência e soberania e, também, para enaltecer todos aqueles que nos antecederam e que, com determinação inabalável, com ousadia de ideias, com vigorosa impavidez, com convicção expedicionária e, algumas vezes, com o sacrifício de suas próprias vidas, construíram o Corpo de Fuzileiros Navais ao qual, orgulhosamente, pertencemos. “aos que amam, o tempo é eterno”, De fato, é a paixão e o amor pelo Brasil, pela Marinha do Brasil e pelo Corpo de Fuzileiros Navais que nos levam ao Espírito de Corpo que nos une e nos distingue”. Exaltou ainda a importância dos jovens que anualmente ingressam no Corpo de Fuzileiros Navais e dos vibrantes Veteranos que altivamente participavam da cerimônia, declarou o Almirante Corrêa Guimarães”.

A mensagem do Comanda-Geral do CFN, citando o americano Henry Van Dyke,  reafirma a consolidação da participação da Marinha do Brasil no cenário internacional e parabeniza os Fuzileiros Navais, onde quer que estejam, em solo pátrio ou distante (Haiti, Namíbia, Timor Leste, Líbano, Peru, Equador, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Bélgica, Costa do Marfim, no Saara Ocidental, na Organização das Nações Unidas ou na Junta Interamericana de Defesa) pelo significado do dia de hoje.

Confie Neles! A nação brasileira ao longo dos anos acredita e reafirma o papel  honroso e de glória dos Fuzileiros Navais para o nosso país.

Adsumus!!!! Estamos Aqui!!

3 respostas para “Fuzileiros Navais, Festejam o seu Dia – 204° Aniversário”

  1. Karoline disse:

    Olá, Elias. Tudo bom?
    Você tirou umas fotos muito legais minha e da min~ha mãe, na praia de Marataízes. Lembra de nós? Se puder enviar, agradecemos. Muito legal seu BLOG!

    Abraços,

    Karol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *